Diário do Comércio (MG) – O Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), anunciou nesta sexta-feira, uma das primeiras melhorias implantadas após a concessão do serviço pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O tempo médio das viagens entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte está reduzido de 25 minutos e 42 segundos para 18 minutos e 54 segundos.
No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução. Neste trajeto, o percurso, antes de 25 minutos e 42 segundos, foi para 25 minutos e 30 segundos. A empresa afirma que o tempo será reduzido ainda mais nos próximos meses, proporcionando um deslocamento cada vez mais rápido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A concessão do serviço está concedida à iniciativa privada em dezembro de 2022. Desta forma, a concessionária Metrô BH é a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2. A empresa também assume a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos.
Aporte financeiro para melhorias
O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações, com potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente. Os investimentos previstos para melhorias e ampliações do serviço devem gerar, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos.
Seja o primeiro a comentar