Rádio Itatiaia (MG) – O secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, disse em entrevista à Itatiaia que o aumento de 17,78% na tarifa do metrô de Belo Horizonte, de R$ 4,50 para R$ 5,30, será acompanhado por obras e melhorias no sistema de transporte.
Segundo ele, o aumento, que começa a valer no próximo sábado (1º), já estava previsto no contrato de privatização na forma de uma correção monetária referente ao período de março de 2021 a março de 2023. Pedro Bruno pontuou que uma das melhorias já realizadas é a redução em 25% do tempo de deslocamento entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte.
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“Isso é fruto de um trabalho de ganho de eficiência da linha. A gente tinha muitos casos de furto de fios de cobre do metrô. Quando isso ocorre, tem que ser realizada uma manobra de segurança que reduz a velocidade do trem”, explicou o secretário de Infraestrutura.
“Temos uma série de investimentos, seja de ampliação de linha, de recuperação das estações que já começam agora e de eficiência da linha para poder reduzir o tempo de deslocamento. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população que usa o metrô diariamente. Estamos trabalhando com esse objetivo”, acrescentou Pedro Bruno.
Nas últimas semanas, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), se reuniu com o secretário de Infraestrutura para apontar que a expansão da linha 1, com a previsão de construção da estação Novo Eldorado, não está planejada para ocorrer de forma integrada ao sistema de ônibus da cidade.
“A mobilidade urbana é um desafio de todos os grandes centros urbanos. A prefeita Marília tem sido uma grande parceira. O contrato de concessão do metrô, como todo contrato de concessão e investimento em infraestrutura de longo prazo, prevê a oportunidade de expansão dos investimentos”, respondeu Pedro Bruno ao ser questionado sobre a reunião.
“Nós temos dialogado com a prefeita para que a gente possa, no futuro, avançar a linha 1 para outras estações dentro de Contagem para que a gente possa, aos poucos, melhorar a qualidade de vida da população que é usuária desse transporte”, acrescentou o secretário.
O metrô de Belo Horizonte, que era gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), agora é de responsabilidade da iniciativa privada. O Grupo Comporte venceu o leilão, após pagar R$ 25,7 milhões para administrar o sistema pelos próximos 30 anos.
A empresa terá que desembolsar R$ 500 milhões para a construção da linha 2 Calafate-Barreiro e para ampliação da linha 1 com a construção da estação Novo Eldorado. O governo de Minas e o governo federal vão aportar, juntos, R$ 3,2 bilhões para financiar as obras.
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