ABC do ABC – A ViaMobilidade substituiu mais 2,2 quilômetros de trilhos na Linha 9-Esmeralda neste fim de semana. Os trabalhos foram realizados entre as estações Santo Amaro e João Dias.
Nesta etapa, também foram substituídos componentes do circuito de via, que realizam a detecção de trens e permitem a localização pelo CCO (Centro de Controle Operacional). Com a atividade, a concessionária garante maior segurança aos passageiros e confiabilidade ao sistema.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Assim, a ViaMobilidade avança no programa de manutenção programada e modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Ao todo, a concessionária já substituiu mais de 12,5 km de trilhos, considerando as duas linhas.
Pontos de restrição
Outro avanço é que, por meio da correção geométrica (alinhamento e nivelamento) das vias, já foram retirados 32 pontos de restrição de velocidade, o que corresponde a mais da metade do total.
Em março, por medida de segurança preventiva, foi adotada a estratégia de redução de velocidade em 60 pontos críticos mapeados nas inspeções das linhas. A previsão é concluir todas as ações necessárias até agosto, o que permitirá retirar a restrição de velocidade em toda a extensão das duas linhas.
Desde que assumiu a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em janeiro de 2022, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 1,7 bilhão em melhorias. O valor deve chegar perto de R$ 4 bilhões nos três primeiros anos.
Seja o primeiro a comentar