VLI lança desafio para o setor de transporte ferroviário

Diário do Comércio – Para a VLI Logística, a inovação e a transformação digital têm um papel de reinvenção fundamental, garantindo a oferta de uma logística mais competitiva para os nossos clientes e a sustentabilidade do nosso negócio, ao mesmo tempo em que prepara a VLI para disrupções do setor. Por isso, a companhia concentra os seus esforços de inovação e digital nas principais frentes de transformação deste setor – alicerçadas em novos modelos de negócios e tecnologias fortemente embasados em conectividade, concentradas em três pilares: modos de transporte, otimização dos ativos e orquestração/colaboração de redes logísticas complexas.

Para sustentar os esforços nestes três pilares de transformação do setor, a companhia constrói e faz a gestão de um robusto portfólio de iniciativas de inovação e transformação digital. Ele é formado por iniciativas resultantes do ecossistema de inovação, que a VLI fomenta interna e externamente, como ideias apresentadas em nossos programas de intraempreendedorismo, com diferentes níveis de incerteza; novos negócios inovadores incubados e impulsionados pelas frentes de Corporate Venture Building (CVB) e de Corporate Venture Capital (CVC).

“Temos uma forte atuação na frente de inovação aberta. Em relação às startups, por exemplo, ao longo de sua trajetória, a VLI mapeou mais de 600, promoveu 135 eventos de conexão e ouviu 385 pitches de startups, fomentando uma relação que fez com que a VLI seja reconhecida com uma das empresas mais ativas no ecossistema de inovação aberta do 100 Open Corps”, disse a gerente de inovação, Fernanda Pires.

Novo desafio

No começo de junho, a companhia está lançando mais um desafio para startups. Desta vez para identificar startups com soluções de rastreabilidade de ativos ferroviários em pátios e terminais. “Nossa expectativa é identificar, dentro do pátio ou terminal, onde está cada ativo durante o processo previsto nas operações, permitindo atuarmos de forma preventiva a possíveis desvios de tempo nas etapas de carga, descarga, manutenção, limpeza e manobra, por exemplo”, explica Fernanda Pires.

Para garantir a entrega aos clientes, conforme o combinado, em termos de prazo e quantidade, a VLI conta com mais de 24 mil vagões em operação em suas malhas e/ou em malha de concessionárias parceiras. Para as viagens de cada cliente, a companhia usa atualmente um sistema de GPS que rastreia cada locomotiva e associa os vagões que irão fazer parte da sua composição.

Hoje, nos pátios, são realizadas operações manuais de formação de trens e manobras de posicionamento dos vagões para oferta ou destinação às oficinas. Já nos terminais, são feitas, também manualmente, manobras internas e processos de carga e descarga, bem como abastecimento e outras atividades operacionais.

Sendo assim, a companhia busca soluções inovadoras que possibilitem à VLI a rastreabilidade dos ativos para garantir uma identificação precisa das etapas e do tempo gasto para cada uma delas (tempos e movimentos) nas operações dos pátios e terminais, da VLI e de clientes, antecipando-se a desvios de entrega e focando na satisfação do cliente.

Critérios de seleção

A companhia está aberta a sugestões e ideias escaláveis e de baixo custo, desde tecnologias de identificação por imagem em tempo real a sensoriamento do pátio e terminal e evitando ao máximo a necessidade de intervenção em cada um dos ativos, o que acarretaria um altíssimo custo total e complexa gestão da solução no longo prazo, visto o enorme volume e variedade de ativos envolvidos (vagões, em sua maioria).

Como fator de eliminação, a empresa busca soluções que não demandem mobilização ou esforço de seus clientes, seja sistêmico, operacional, ou processual, principalmente nos terminais de carga e descarga geridos ou contratados por eles.

A solução não pode depender de parceria informal. Todos os terceiros ou parceiros envolvidos na solução devem estar formalmente vinculados à proposta no ato da submissão ao desafio.

Serviço

Inscrições – 02 a 14 de junho
Triagem – 15 a 16 de junho
Alinhamento com selecionadas – 20 de junho
Innovation Day (evento com pitches das empresas selecionadas) – 27 de junho
Resultado – 29 de junho

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/negocios/vli-lanca-desafio-para-o-setor-de-transporte-ferroviario/#gref

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*