Folha de S. Paulo – A MoveInfra e a Rumo Logística apresentaram ao Ministério dos Transportes uma proposta de incentivos para renovação de frota ferroviária.
Mirando a redução de poluentes, um dos objetivos do governo Lula, eles sugerem que a Secretaria de Ferrovias avalie a possibilidade de dar descontos nas outorgas pagas anualmente para as empresas que trocarem suas locomotivas atuais, que funcionam à base de diesel, por máquinas flex —elétricas ou híbridas (inicialmente).
O acerto de contas seria feito via ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) uma vez por ano.
Parece que a moda pegou!
Depois que as montadoras de automóveis foram agraciadas com renúncias fiscais pelo governo, e esvaziaram os seus pátios sem mexerem nos seus altos lucros, eis que agora as concessionários das ferrovias batem na porta do governo querendo tocar a mesma música.
Espero que o governo não ceda novamente a esse tipo de xaveco furado. Na atual conjuntura os concessionários das nossas ferrovias faturam alto, lucram mais alto ainda, e não precisam de qualquer incentivo fiscal pra renovarem suas frotas, e nem pra tocarem quaisquer outros projetos seus.