Metrô CPTM – A longamente comentada Linha 3 do Metrô do Rio voltou ao escopo do governo estadual. Segundo declarações do secretário de transportes, Washington Reis, a administração pública lançará na semana que vem um chamamento público para estudos do projeto, que promete ligar São Gonçalo e Niterói ao centro da capital fluminense – a informação foi passada com exclusividade a Band Rio.
O chamamento deve ajudar o governo a fazer a modelagem do projeto, que deverá partir da Praça XV, no centro do Rio, atravessar a Baía de Guanabara, cruzar Niterói e São Gonçalo e terminar no município de Itaboraí.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Linha 3 já é discutida há décadas, mas ganhou força nos anos 2000, quando alguns estudos e anúncios pretendiam tirá-la do papel, com a ajuda do governo federal.
Em 2008, por exemplo, esperava-se que ela tivesse 28,5 km de extensão, sendo 19 km em via elevada, 4 km em superfície e 5,5 km em subterrâneo, no trecho que atravessaria a Baía de Guanabara.
Na época, estimava-se que ela poderia transportar 470 mil passageiros por dia e beneficiaria os trabalhadores do Comperj, um enorme complexo petroquímico que havia começado a ser construído ao norte de Itaboraí.
A última expansão do sistema metroviário do Rio ocorreu em 2016, com a inauguração da Linha 4, parte das obras que envolveram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Seja o primeiro a comentar