CBTU diz que Metrorec funcionou com 100% da capacidade, mas greve continua

Diário de Pernambuco – A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que trabalhou com 100% da  capacidade no horário de pico da manhã desta segunda-feira, o que teria acontecido em cumprimento a um acordo feito com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE). Segundo a CBTU, o acordo estaria garantindo “100% dos trens nos horários de pico e nenhum serviço nos demais horários”. O Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região (TRT6) manteve posicionamento da sexta-feira, de 60% da frota de metrô na Região Metropolitana do Recife em horários de pico e 40% nos demais períodos, e nova reunião de mediação está programada paras às 15h desta segunda-feira. 

Até o fechamento desta matéria o Sindmetro-PE não se posicionou sobre o citado acordo, se limitando a confirmar participação na segunda tentativa de conciliação no TRT6. Além disso, anuncia assembleia às 18h  na chamada “Praça da Greve”, pátio da Estação Recife, às 18h, para discutir os rumos da greve por tempo indeterminado.

Serviço limitado

A primeira reunião de tentativa de conciliação entre a CBTU e o Sindmetro-PE realizada na sexta-feira, no TRT6, acabou sem acordo. Mas, após análise da liminar do dissídio coletivo ajuizado pela CBTU, o TRT-6 determinou o funcionamento de 60% da frota de metrô na Região Metropolitana do Recife em horários de pico e 40% nos demais períodos,  estabelecendo o pagamento de multa de R$ 60 mil por dia no caso de descumprimento.

Entretanto, segundo a CBTU, “após acordo entre a direção da entidade e o Sindicato dos Metroviários, houve uma determinação de que o Metrô do Recife funcionará com 100% de sua capacidade apenas nos horários de pico (das 05h30 às 08h30 e das 17h às 20h). Nos demais horários, o metrô ficará fechado”.  

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2023/08/cbtu-diz-que-metrorec-funcionou-com-100-da-capacidade-mas-greve-persi.html

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0