Campo Grande News (MS) – O município de Inocência, a 339 km da Capital, receberá novo terminal intermodal às margens da MS-240. A partir desse terminal, a celulose produzida pela empresa Suzano será transportada via ferrovia até o Porto de Santos, litoral de São Paulo.
De acordo com a empresa, o novo terminal contará com uma área construída total de quase 24,2 mil m², além de 8,8 mil metros de linha ferroviária interna e externa, com estruturas para vagões em reserva, segregados, carregados, e espaço para manobras de locomotivas e vagões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O objetivo é otimizar suas operações logísticas e o escoamento da produção de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, a 103 km de Campo Grande.
De acordo com o diretor de engenharia da Suzano, Maurício Miranda, a construção desse terminal também pretende aprimorar a eficiência das operações de desembarque de caminhões e embarque em vagões, mas, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental.
“Além de mais eficiente e competitivo, o transporte ferroviário retira caminhões das estradas, tornando-se uma alternativa sustentável. Já somos ‘carbono negativo’, ou seja, capturamos mais CO2 do que emitimos, e queremos ser cada vez mais”, comenta Maurício.
Emprego – As obras do terminal intermodal tiveram início no primeiro semestre de 2023 e atualmente envolvem cerca de 280 trabalhadores distribuídos em três frentes de trabalho: serviços de terraplanagem, implantação da ferrovia e fundações prediais.
O pico da obra está previsto para novembro deste ano, quando se estima que cerca de 320 postos de trabalho sejam gerados. Após sua conclusão, esperada para o terceiro trimestre do próximo ano, o terminal deverá empregar cerca de 80 profissionais para sua operação.
Com os novos investimentos, a Suzano passará a contar com dois terminais intermodais em Mato Grosso do Sul. O primeiro implantado pela companhia foi inaugurado em 2017, em Aparecida do Taboado, para escoar a produção da Unidade de Três Lagoas.
Seja o primeiro a comentar