CBN Recife – Completando seu 19º dia da greve dos funcionários do Metrô do Recife, nesta segunda-feira (21), uma Comitiva do Congresso Nacional, formada por senadores e deputados federais realizou uma vistoria nas 36 estações do sistema, na busca de soluções para o sucateamento e a crise financeira no transporte na Região Metropolitana. A visita contemplou também as instalações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife e uma audiência pública para debater os problemas apresentados.
Os parlamentares conheceram o Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC), local que é chamado de “cemitério de trens velhos”, onde composições que não operam mais por falta de manutenção, servem de desmanche de peças para outros trens que ainda operam.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Após a visita às instalações, o senador Humberto Costa (PT), destacou que é primordial a garantia da recuperação do sistema.
Já a audiência pública acontece na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, Centro do Recife, para discutir, em mesas diversas, os problemas relacionados à infraestrutura, à gestão e aos trabalhadores e usuários. É importante ressaltar que o governo federal incluiu no Novo PAC, para que a requalificação do Metrô do Recife seja realizada.
Os metroviários se encontram em greve por tempo indeterminado desde o dia 2 de agosto. A categoria solicita, além de melhoria nas condições de trabalho, a remoção da CBTU do pacote de privatizações proposto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Questionado sobre a possibilidade de privatização, o senador Humberto Costa priorizou o argumento de recuperação do metrô.
Na sexta-feira (18), os trens voltaram a circular apenas em horários de pico, com 100% da frota em operação. O serviço é oferecido entre 5h30 e 8h30 e das 17h às 20h. No restante do dia, todas as estações permanecem fechadas.
Seja o primeiro a comentar