Folha de Pernambuco – A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou ontem que será preciso encontrar uma remodelagem de concessão para o trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina depois do anúncio do Governo Federal, que por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) libera R$ 450 milhões para as obras do ramal. O montante necessário para o término do trecho, contudo, é de R$ 5 bilhões.
“(Esses foram) os recursos garantidos para que a obra possa ser retomada através da empresa Ferroviária do Brasil (Infra), e ao mesmo tempo os projetos para uma remodelagem de concessão para que haja uma nova enquanto a obra vai andando com recurso próprio e, com a empresa do Governo Federal tocando, fazer uma nova modelagem de concessão que vá poder permitir que o capital privado conclua (a obra)”, disse a governadora.
Raquel Lyra fez questão de destacar que “Pernambuco estava de fora do mapa” da continuação das obras da Transnordestina quando ela assumiu o governo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As obras no Estado haviam sido suspensas por meio de um termo aditivo assinado no apagar das luzes do governo Jair Bolsonaro (PL). Aditivo e mobilização O aditivo de contrato assinado entre a CSN e o Governo Federal, em dezembro do ano passado, não só permitia a concessionária interromper o trecho de Pernambuco como também impedia que uma nova concessão fosse realizada até 2029. Ainda pelos termos do aditivo, nenhuma outra empresa interessada em assumir o trecho de Pernambuco poderia fazê-lo até que a CSN concluísse os demais traçados da obra, dentro dos próximo sete anos. A governadora destacou que a mobilização para garantir a conclusão da obra enolve um amplo esforço de lideranças pernambucanas.
“O trabalho junto ao governo federal não só meu, mas de tantos outros, foi para permitir a reinclusão de garantia de recursos para que essa obra da Transnordestina pudesse ser feita sob pena de a gente perder uma grande janela de oportunidade de desenvolvimento logístico de Pernambuco, e com isso conseguimos com que fosse anunciado no Novo PAC, por determinação do presidente da República, (recursos para) esse trecho”, lembrou.
Seja o primeiro a comentar