Folha de Pernambuco – Comitiva de parlamentares vistoriou a situação do Metrô do Recife (Metrorec), na manhã desta segunda-feira (21). A visita foi convocada pelo senador Humberto Costa (PT), que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O parlamentar definiu a situação do modal, em um todo, como estarrecedora.
“O que nós vimos foi uma situação estarrecedora; é um sucateamento que foi realizado nos últimos dois governos, com redução de recursos de custeio e investimento. Mas, ao mesmo tempo, nós vimos o potencial que o metrô tem, seja pela expertise ou pela estrutura. O que nós precisamos, nesse momento, antes de qualquer discussão, é garantir que esse processo de sucateamento estanque”, disse.
Ainda de acordo com o senador, o metrô vive uma situação complicada, com a falta de peças e de manutenção. Uma paralisação técnica também é temida.
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Fazem parte da comissão o deputados federais Renildo Calheiros (PCB) e Túlio Gadêlha (Sustentabilidade), os deputados estaduais João Paulo (PT) e Dani Portela (PSOL) e o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luís Soares.
Os parlamentares conheceram a sede administrativa do metrô, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Depois seguiram viagem para conhecer os problemas do sistema, no Centro de Manutenção, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, onde também puderam conhecer os planos e projeções de expansão do Metrorec.
Trens novos?
O deputado federal Túlio Gadêlha destacou que a maior preocupação, no momento, é que o equipamento seja devolvido à sociedade com agilidade, visto que a falta dele prejudica quase 200 mil pessoas.
“É um equipamento público necessário para uma cidade que tem um dos piores trânsitos do mundo e o pior do País. Restabelecer o funcionamento do metrô, discutir o preço da tarifa e fazer com que os trabalhadores voltem a usar o transporte é uma questão de honra desse Congresso e do Senado”, explicou.
Gadêlha também destaca a necessidade de dialogar com o Governo Federal para conseguir investimentos e a aquisição de, pelo menos, 20 novos trens.
Em greve há 19 dias, os metroviários de Pernambuco pede, além de reajuste salarial, melhorias do modal e que o Metrô do Recife não seja privatizado – caso seja, que sejam mantidos os empregos.
Em resumo Privatiza o Metrô do Recife que melhora ,pois sana as moléstias de um sistema “Cheio de Vícios e arcaico” Vejam o Metro de BH que já apresenta resultados melhores de quanto era administrado pela CBTU, foi privatizado metrô de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada, nesta quinta-feira (22/12/22), em leilão realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A COMPORTE S.A. apresentou oferta de R$ 25,755 milhões, o que significa ágio de 33,9% sobre o valor mínimo de R$ 19,324 milhões. Com a privatização fica assegurado investimento de R$ 3,5 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão, por parte do novo operador privado, inclusive com a construção de uma segunda linha de transporte. Atualmente, o sistema tem 19 estações, com cerca de 28 quilômetros de extensão, em uma só linha de operação. A última expansão foi realizada em 2002.