CBN – Segundo os dados deste ano, Deodoro é o ramal mais afetado pelas paralisações, com 155 ocorrência em seis meses. Seguido de Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Entre as razões para a paralisação, a avaria da via permanente é que acontece com maior frequência. Depois avaria do sistema elétrico, fatores externos e, em seguida, avaria da rede aérea.
Grande parte dessas ocorrências também são causadas por vandalismo e furtos de equipamentos da rede e do sistema elétrico.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Todas as ocorrências são analisadas pela agência reguladora. A depender do tipo de falha e impacto para a operação, é aberto um boletim de ocorrência, que pode resultar na aplicação de penalidade ou outras medidas.
As análises técnicas das ocorrências servem de base para os processos regulatórios, que são julgados pelo Conselho Diretor da agência.
Com relação a multas, entre 2017 e 2022 a Agetransp aplicou 63 multas à concessionária SuperVia, que somam um total de R$ 10,6 milhões. Nesse balanço, perguntamos também sobre as multas aplicadas esse ano, mas os números não vieram nessas primeiras planilhas enviadas. Vamos voltar a questionar e voltamos também com esses dados.
Seja o primeiro a comentar