O fato de o governo federal anunciar no novo PAC investimentos públicos de R$ 73 bilhões em rodovias e menos de 10% disso (R$ 6 bilhões) em ferrovias sacramenta o quanto a sociedade brasileira está distante de perceber a importância em aumentar a participação das ferrovias na matriz de transporte nacional.
Muda o governo e, independentemente do matiz ideológico, as ferrovias continuam à margem do interesse público. Achar que o investimento privado sozinho vai alavancar o setor é, como sabemos, uma utopia.
O sucesso do Trem Intercidades, inicialmente ligando São Paulo a Campinas, é algo que pode ajudar na mudança de mentalidade em relação ao setor.
O conforto, a segurança e a sustentabilidade que o deslocamento por trem entre grandes centros pode proporcionar é algo que não tem como passar despercebido numa sociedade. Planos de mobilidade urbana, com projetos sobre trilhos de média e alta capacidade, sem dúvida melhoram a qualidade de vida de quem depende do transporte coletivo.
Mas só terão impacto na mentalidade coletiva quando as pessoas começarem a abandonar seus carros para se deslocar por trem.
Parabéns pelo excelente material apresentado e em particular, detaco o editorial que confirma a situação de não valorizar o transporte ferroviário Certamente um grande equívoco a ser corrigido.