Rádio Itatiaia (MG) – A tão aguardada Linha 2 do metrô de BH que vai até a região do Barreiro – prometida para entrar em operação em outubro de 2027 – começará a sair do papel por uma nova estação que será construída na Linha 1: a estação Nova Suíça.
O ponto de parada que será construído entre as estações da Gameleira e Calafate já foi planejado desde a década de 1980 e as obras chegaram a começar, mas foram paralisadas em 2004 e nunca mais foram retomadas. O esqueleto abandonado foi tomado pelo mato e pelo lixo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Nesse esqueleto de concreto que está lá hoje será criada a estação Nova Suíça. Nessa estação será permitido que o passageiro da Linha 2 acesse a Linha 1, e vice-versa”, explica o CEO do Metrô BH, Guilherme Martins.
Ampliação em Contagem
O projeto de concessão do metrô de BH prevê uma ampliação da Linha 1 em direção a Contagem, com a construção de mais uma estação no bairro Novo Eldorado. No entanto, a prefeita Marília Campos (PT) apresentou uma proposta ao governo estadual e ao Metrô BH para que os trilhos se estendam por um trecho maior.
Segundo Marília, estudos realizados pela prefeitura apontam que a ampliaçaõ de apenas uma estação não traria receitas para a empresa que administra o metrô. Ela defende que a linha seja expandida até o encontro da Via Expressa com a avenida João César de Oliveira, onde seria construída uma estação.
“A gente defende a tese de que temos um grande desafio na região Metropolitana, que é a mobilidade. Na nossa opinião, só irá avançar se nós ampliarmos o transporte sobre trilhos. No caso do metrô, apresentamos a reivindicação para o governador de garantir que seja colocada uma estação perto do viaduto Beatriz, não no Novo Eldorado, mas a um quilômetro e meio do Novo Eldorado”, disse Marília Campos.
Segundo a Prefeitura de Contagem, o novo ponto estaria próximo ao Centro Industrial de Contagem (Cinco) e a um terminal de ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que será construído na região cuja projeção é de movimentar 43 mil passageiros por dia.
O CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, em entrevista à Itatiaia, afirmou que a concessionária já iniciou as conversas com a prefeitura de Contagem e com o governo estadual para avançar nos estudos de ampliação da Linha 1.
“O contrato permite a flexibilização a pedido do poder concedente, ou seja, do estado de Minas. Nós fomos acionados há mais ou menos dois meses pelo governo de Minas para fazer um estudo. Logo em seguida, nós fizemos uma visita à prefeita Marília, que fez o pedido no mesmo sentido. Então o governo de Minas e a prefeitura de Contagem estão fazendo esses estudos, para que ele chegue até o bairro Beatriz”, explicou Martins.
Seja o primeiro a comentar