Com uma sede recém-inaugurada, em Curitiba (PR), a Loram do Brasil está prestes a começar o serviço full service de esmerilhamento de trilhos nas malhas Paulista e Norte da Rumo. Pelo contrato assinado no ano passado, a fabricante norte-americana vai operar e manter por 15 anos duas máquinas do próprio portfólio na bitola larga da concessionária – uma esmerilhadora de trilhos e um veículo rodoferroviário de inspeção georreferenciada de via, ambos produzidos nos EUA. A primeira chegou no fim de agosto no Porto de Santos, e já está a caminho de Araraquara (SP) para início da fase de comissionamento. O segundo foi entregue no primeiro semestre deste ano, depois de passar por um processo de adaptação (para circular na ferrovia) pela Empretec.
A Rumo também se prepara para receber a esmerilhadora de trilhos, uma gigante com nove vagões e 200 metros de comprimento. A empresa está construindo linhas de recuos para abrigar a máquina quando o trem estiver passando. Serão ao todo 30 recuos ao longo das malhas Paulista e Norte, com cerca de 2 km cada um. As obras estão sendo feitas pela Converte Engenharia. A companhia tem conversado com outros grupos, entre elas empreiteiras, para novos contratos full service, talvez para serviços de socaria.
Seja o primeiro a comentar