O papel da manutenção no setor metroviário

Por Juliana Romão, gerente executiva de Manutenção da CCR Metrô Bahia

O setor metroviário é fundamental para a Mobilidade Humana em várias cidades do mundo, oferecendo um transporte seguro, eficiente e sustentável. Para garantir o pleno funcionamento e a confiabilidade desses sistemas, a manutenção desempenha um papel fundamental, sobretudo na segurança, satisfação do cliente, eficiência e inovação.

Para nós, a segurança é valor e perpassa todas as áreas da CCR Metrô Bahia. Na manutenção, priorizamos o trabalho preventivo e preditivo, por meio da implementação de programas de manutenção preventiva e da adoção de tecnologias avançadas, como sistemas de gerenciamento de manutenção, equipamentos automatizados e aplicativo de gerenciamento de ocorrências. A coleta de dados em tempo real permite um planejamento mais eficiente, o que resulta em maior disponibilidade dos trens, redução de tempo de inatividade e aumento da produtividade das equipes.

Oferecer uma experiência positiva aos clientes é um fator crucial para o sucesso das operadoras de metrô. Nesse contexto, a manutenção desempenha um papel essencial para garantir a disponibilidade dos serviços e a qualidade das instalações. Na CCR Metrô Bahia, investimos na manutenção periódica de todas as nossas estações, trens e infraestrutura. Utilizamos também na concessionária estratégias de programação e gerenciamento de trens, minimizando o tempo de espera para os clientes.

Por meio da inovação, buscamos soluções para melhorar nosso setor. Podemos destacar, entre muitas, o uso de ultrassom para inspeção de trilhos e rodas, de drones para inspeção de infraestrutura e sistemas de monitoramento avançados, além da implantação do Núcleo de Impressão 3D, setor pioneiro em todo o Grupo CCR. Outra importante inovação é o sistema Próximo Trem, desenvolvido e implantado pela CCR Metrô Bahia. Todas as nossas estações contam painéis nas plataformas com o tempo até a chegada do próximo trem e a sua respectiva lotação, possibilitando, inclusive, que o cliente escolha o local do trem que esteja mais vazio para embarcar. Além destas inovações, estamos explorando tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a realidade aumentada para aprimorar as nossas atividades, agilizando processos e melhorando a tomada de decisões.

É também papel da manutenção promover a diversidade em suas equipes, garantindo a representatividade de diferentes grupos étnicos, de gênero e culturas. A inclusão de perspectivas diversas contribui para uma tomada de decisão mais abrangente e promove um ambiente de trabalho mais inclusivo. Para nós, a diversidade é um aspecto essencial para o sucesso do setor metroviário, uma vez que reflete a composição multicultural das cidades e as necessidades variadas dos clientes. Na CCR Metrô Bahia, também buscamos promover a Diversidade e Inclusão com o programa Elas na Manutenção, que oferece vagas afirmativas para mulheres, inclusive para cargos de liderança, entre outras ações.

Por fim, concluímos que a manutenção metroviária de excelência não se limita a reparos; é uma força motriz de transformação, entregando ao cliente uma experiência inigualável, repleta de eficiência, confiança e segurança em cada viagem.

2 Comentários

  1. Juliana é uma fonte de inspiração. Seu entusiamo e disciplina promovem mudanças em todos ao seu redor. Tenho tido o privilégio de participar de reuniões com ela na busca de melhorias em prol da mobilidade dos nossos semelhantes.

  2. Oi, Juliana.
    Gostei muito da sua matéria e concordo plenamente com você !
    Quando estive em Salvador, não tive a oportunidade de te encontrar.
    Espero que da próxima vez dê certo e você possa me receber.
    Edgard Toledo Filho – SIMPRO do Brasil Ltda.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*