Rádio Itatiaia (MG) – A nova linha que vai ligar o metrô de BH à região do Barreiro, antigo sonho de milhares de belo-horizontinos, já tem data marcada para entrar em operação: outubro de 2027. O anúncio foi feito pelo CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, que concedeu entrevista à Itatiaia e falou sobre os próximos passos da concessão.
O trabalho para a construção da Linha 2, que vai da estação Nova Suíça (nova estação que será construída na Linha 1) até a região do Barreiro, já começou, com o cadastramento das famílias que serão desapropriadas nos próximos meses. A expectativa é que em abril do ano que vem, começam as obras no novo trecho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“A partir de abril do ano que vem começamos a fazer pontes e viadutos e terraplanagens na linha 2. O metrô vai até o Barreiro e os trabalhos já estão começando agora”, afirmou Martins.
Engenheiro formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Guilherme Martins, ressalta que os recursos para a obra já estão garantidos em uma conta da concessionária e serão liberados na medida em que as obras forem sendo concluídas e vistoriadas pelo governo e por uma terceira empresa que faz a checagem da qualidade das obras.
“Já começamos a primeira etapa, que é o cadastramento das famílias e dos imóveis que serão removidos, algumas famílias invadiram a faixa de domínio do transporte ferroviário. Nossa intenção é que essas famílias sejam devidamente tratadas, que seja negociada a remoção, que sejam indenizadas e que a desapropriação ocorra até janeiro do ano que vem. Esse processo já começou. A partir de abril, ao final do período de chuvas, nós começamos efetivamente a terraplanagem da via permanente e a construção das novas estações. Vamos começar em junho as estações Amazonas e Nova Suíça”, explica Martins.
O CEO da Metrô BH afirmou que algumas melhorias no serviço, como a conexão de Wi Fi nas estações e nos trens, já foram implementadas e que nas próximas semanas outras ações vão facilitar o acesso dos usuários, com a implementação da bilhetagem digital.
“Inicialmente, estamos lançando a bilhetagem digital, fazendo o comunicado que a partir de 15 de setembro, todos os usuários poderão usar cartões de crédito, débito e pix para usar o metrô. Hoje eles só podem com dinheiro e no caixa. Teremos o aplicativo, que mostrará a previsibilidade das viagens, você poderá acompanhar onde estão os trens e que horas ele chegará em cada estação”, diz Guilherme Martins.
Aqui na divisa de contagem com BH no bairro Tirol na passagem da linha fereio precisa muito de um viaduto e uma passarela