Diário do Comércio (MG) – A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), acaba de implantar um Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa visa aumentar a segurança das operações ferroviárias e passageiros e vai contar com monitoramento na circulação de trens e veículos em tempo integral.
Segundo a VLI, a estrutura também vai contar com câmeras, cancelas eletrônicas e sinalização semafórica acústica. As obras deste projeto de modernização de cruzamentos com a linha férrea tiveram início em maio e estão previstas para serem concluídas até dezembro deste ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As primeiras passagens em nível modernizadas já estão sendo entregues em Betim e em Santa Luzia, na RMBH e outras cidades da área de atuação da companhia também serão contempladas pela iniciativa nos próximos meses. Segundo a empresa, a iniciativa utiliza o conceito de “Internet das Coisas” (IoT), que permite a comunicação, monitoramento e atuação nos sistemas eletrônicos de sinalização.
O gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mario Filippetto, pontua que a estrutura já conta com uma operação contínua. E que o local, em breve, terá todos os recursos completos para garantir a segurança proposta pelo projeto.
“Os municípios da FCA que receberão esse projeto terão uma dose extra de segurança, com base na tecnologia, que tornará ainda mais harmoniosa interação com a ferrovia. Teremos também ampliação da confiabilidade e segurança da operação. É importante frisar que a população deve manter uma postura segura em relação à linha férrea. Orientamos motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de ‘pare, olhe e escute’”, garante.
Esforços para uma conscientização
Com o projeto, os municípios atendidos pela FCA, entre eles Betim, terão um reforço adicional de segurança, baseado em tecnologia, que tornará a interação com a ferrovia ainda mais segura e confiável. No entanto, a população deve manter uma postura segura em relação à linha férrea, respeitando a sinalização e o aviso de “pare, olhe e escute”.
Neste sentido, dentre as ações de conscientização junto à população, a VLI realizou recentemente a Semana Nacional do Trânsito, e destacou a importância de escolhas seguras e do respeito às regras de trânsito.
A programação incluiu campanhas educativas focadas na segurança nas interações com a linha férrea e na importância da saúde mental para os cuidados no trânsito. Simulados de acidentes entre veículos e trens foram realizados em vários municípios do País.
Seja o primeiro a comentar