Diário dos Trilhos – O Governo do Estado de São Paulo enviou para a Companhia Ambiental do Estado (CETESB) o pedido de Licença Ambiental para a implantação do Trem Intercidades entre as cidades de São Paulo e Campinas, no interior.
A solicitação inclui também o processo de segregação de vias para trens de carga, processo importante para diminuir ou evitar casos de interferência no desempenho e velocidade dos trens devido a presença de cargueiros no caminho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com a separação de vias prevista no Trem Intercidades (TIC), os trens de passageiros passam a contar com trilhos exclusivos para seu uso e os de carga também.
Entretanto, este processo inclui o alargamento dos terrenos para construção de mais trilhos, resultando em determinados pontos do remanejamento ou remoção de mata e árvores, além de outras intervenções no meio ambiente, sendo necessário o estudo de Impacto Ambiental sobre este assunto.
O leilão do Trem Intercidades, que inclui a privatização da Linha 7-Rubi, está marcado para 29 de fevereiro de 2024, e acontecerá na B³ no centro de São Paulo.
Essa solicitação trata também dos municipios por onde o trem vai passar, São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Valinhos, Vinhedo, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Campinas.
A partir da data desta publicação, começa a contar o prazo de 45 dias corridos para que o órgão ambiental receba manifestações por escrito ou de outra maneira sobre o pedido solicitado.
Veja abaixo como será cada um destes três meios de transporte:
* Trem Intercidades:
– 101 km de extensão com três estações (Palmeiras-Barra Funda, Jundiaí e Campinas);
– tempo de viagem aproximado de uma hora e quatro minutos;
– trem com capacidade para transportar 800 passageiros sentados em uma composição diferente da
tradicional, prevendo contar com serviço de bordo.
* Linha 7-Rubi:
– 35,2 km de extensão no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato;
– projeto prevê um intervalo médio entre os trens de 4 minutos, mas buscando chegar a 3 minutos, em 50 minutos de viagem o tempo total.
– cada trem tem a capacidade de transportar 2 mil passageiros em pé e sentados em cada viagem.
* Trem InterMetropolitano:– extensão de 65,8 km com nove estações, sendo as já existentes entre Francisco Morato e Jundiaí e acrescentando as estações de Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas;
– a estimativa é de um intervalo médio entre os trens de 15 minutos nos horários de pico e um tempo total de 55 minutos a viagem;
– o transporte de passageiros por trem é similar ao da Linha 7-Rubi, 2 mil passageiros em pé e sentados.
O TIC contará com um total de 15 trens novos de alta capacidade de velocidade, podendo chegar a 140 km/h, maior conforto e com serviço de bordo (previsão) para concluir na média de em uma hora o trajeto entre a Barra-Funda e Campinas.
Estes novos trens elétricos deverão ser comprados e foi escolhido o trem elétrico e não o transporte a diesel, para também contribuir com uma menor emissão de gases poluentes e uma menor agressão ao meio ambiente.
Seja o primeiro a comentar