O Tempo (MG) – As obras de criação da linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que contemplará a região do Barreiro, devem começar no primeiro semestre do próximo ano, após o período chuvoso, em maio de 2024. A previsão é da concessionária responsável pelo serviço, a Metrô BH, que promete entregar as obras de expansão em outubro de 2027.
Para a criação da nova linha, serão necessárias intervenções. Entre elas, a desocupação de aproximadamente 250 edificações. Segundo a concessionária, são imóveis “construídos na faixa de domínio”. A empresa também alega que “a comunicação com as partes interessadas está acontecendo de forma eficiente”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“As ações para liberação destas áreas seguirão a Resolução LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte. Estão acontecendo
reuniões com lideranças e o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis”, informou.
A concessionária afirma que cerca de 90 bairros próximos serão contemplados com a ampliação do serviço. O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro. Serão 10,5 km de linha permanente.
Atualmente, o transporte sobre trilhos conta com 28,1 km entre as estações Vilarinho, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, e Eldorado, em Contagem, na região metropolitana.
Para a expansão do serviço, serão necessários também avaliação de aspectos ambientais, que segundo a concessionária estão em andamento e devem ser finalizados até o início de novembro deste ano. Em seguida, será possível solicitar a licença ambiental de implantação e operação da linha 2.
Cronograma de entregas das duas linhas:
- 10 estações da Linha 1 serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
- 09 estações da Linha 1 serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
- A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada em 2026.
- Até 2027, as 7 estações da Linha 2 estarão prontas e em comissionamento para posterior entrega da operação. O Edital de concessão prevê a entrega da operação da linha 2 para 2029.
Seja o primeiro a comentar