GRU Diário – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou nesta terça-feira (21) o início do projeto executivo da Fase 2 das obras de extensão da Linha 2 – Verde do Metrô, da Penha até Guarulhos. O trajeto deve conter cinco estações, duas delas em Guarulhos: Ponte Grande e Dutra; e quase 6 quilômetros de extensão.
“Já determinamos hoje o início do projeto executivo da fase dois. Nossa ideia é levar o Metrô para fora da cidade de São Paulo e a gente precisa chegar em Guarulhos, é um compromisso que assumimos”, disse o governador durante inspeção da operação tatuzão, ocorrida hoje (21).
O projeto executivo contém informações necessárias para a execução da obra, como o projeto arquitetônico, projetos complementares e detalhes pertinentes para a implantação das estações do Metrô.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Fase 1 contempla trecho de 8,4 km entre a Vila Prudente e a Penha, cruzando a zona leste de São Paulo em oito futuras estações e investimento de R$ 11,4 bilhões. As obras ja estão em andamento.
Segundo apurado pelo GRU Diário, a extensão de Guarulhos, porém, só deve ocorrer após a implantação da Linha 19 – Celeste até Guarulhos, visto que somente assim seria possível adequar a demanda de Guarulhos sem sobrecarregar a Linha 2. A linha Celeste deve ficar pronta em 2030.
Tatuzão
O tatuzão vai escavar o trecho de oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão do ramal vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
Batizada de “Cora Coralina”, o tatuzão pesa 500 toneladas e é usada tanto para escavar como para revestir os túneis com anéis de concreto.
Seja o primeiro a comentar