Metrô CPTM – O governo do estado de São Paulo republicou o edital do Trem Intercidades no final de setembro, inserindo uma série de modificações importantes. Entre várias mudanças, uma passou quase despercebida, o trecho que define a quantidade de trens para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas.
No edital original, a concessionária deveria comprar 15 novos trens para o serviço expresso. As composições deveriam ser preferencialmente TUEs (Trem-unidade elétrico), que são composições tecnicamente semelhantes aos trens metropolitanos, com formação de 12 carros em piso único (1100 passageiros) ou seis carros com dois andares (860 passageiros).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com a revisão das informações do edital, a concessionária não será mais obrigada a adquirir 15 trens do tipo TUE. O edital estabelece que, além da opção pelo “trem unidade”, poderão ser adquiridos modelos do tipo Push-Pull.
Os modelos de trem Push-Pull são formados por locomotivas que tracionam carros sem motorização. O transporte ferroviário no estado quando operado pela Fepasa utilizava-se desta modalidade. O edital manteve a opção de escolha por trens de um ou dois andares.
O edital, porém, estabelece condições. A primeira delas é de que toda a frota adquirida possua pelo menos 12,9 mil assentos disponíveis. A ideia é oferecer 3.440 lugares no horário de pico por sentido.
As alterações, portanto, constituem-se como flexibilização nas regras da concessão. Isso poderá baratear o custo de compra de trens, abrindo o leque de opções para os futuros investidores.
Outra possibilidade que é observada é o controle da quantidade de carros no caso de adoção da modalidade Push-Pull. Em períodos de maior movimento mais carros poderiam ser adicionados para prover maior conforto e atender a demanda adicional.
Significa que essas locomotivas poderão ser movidas a diesel fóssil?