Diário dos Trilhos – O Governo Federal e o Metrô de São Paulo assinaram na última segunda-feira, 18 de dezembro de 2023, um acordo para uso de terrenos localizados no bairro do Ipiranga, na capital paulista.
De acordo com o documento, galpão localizado na Avenida Presidente Wilson, nos números 3.435, 3.459 e 3.471 pertencente a antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) extinta, passa a ceder o uso do local por um período de 20 anos.
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No espaço será construída a nova estação Ipiranga do monotrilho da Linha 15-Prata, criando a integração do Metrô com os trens da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O Metrô deverá pagar para a União, ou seja, ao Governo Federal o valor de R$ 61.423,44 a cada mês durante os 20 anos de uso do local, totalizando R$ 14.741.625,60 pelo terreno.
A obra de expansão da Linha 15-Prata da Vila Prudente até o Ipiranga já foi contratada e prevê a construção das vias até o novo ponto de parada, passando pela Avenida Anhaia Mello, em parte da favela da Vila Prudente e ao lado dos trilhos da linha 10.
Com a nova estação em funcionamento, o que deve acontecer em 2026, a expectativa é desafogar as estações Vila Prudente e Tamanduateí, já que será feito mais um ponto de integração entre linhas do transporte público na mesma região.
Veja a seguir a área cedida para uso nas obras de construção da nova estação e a parte do documento que determina o local.
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