México lança trem de US$ 30 bilhões para tentar impulsionar turismo no sul

Valor Econômico – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, inaugura neste fim de semana o primeiro trecho de uma ferrovia de 1,5 mil quilômetros que atravessa a Península de Yucatán, um projeto de infraestrutura emblemático, de quase US$ 30 bilhões, que almeja criar um boom turístico no sudeste do México, mas tem recebido críticas por seu impacto ambiental.

O primeiro trecho, de cerca de 500 quilômetros, vai de Campeche, no Golfo do México, até a estância turística caribenha de Cancún. Um segundo trecho está previsto para ser inaugurado em 31 de dezembro, e os demais até fevereiro, de acordo com o governo mexicano.

Em 2022, mais de 5 milhões de americanos visitaram Cancún, um dos destinos de férias mais populares do mundo. O chamado Trem Maia ligará Cancún a cidades coloniais como Campeche e Mérida, passando pela maioria dos sítios arqueológicos da antiga civilização maia, alguns deles na selva de Calakmul, de alta biodiversidade.

O governo de López Obrador e empresários locais estão apostando que o trem impulsionará o turismo e o emprego no sudeste do México, que ficou para trás no desenvolvimento industrial em relação ao centro e norte do país.

O banco central do México, sob orientação do governo, desenvolveu Cancún há cerca de 50 anos para ajudar a diversificar a economia do país, que era muito dependente do petróleo. Nas últimas décadas, foram surgindo outros destinos, como Playa del Carmen e Tulum.

A construção de aeroportos, estradas e mega-hotéis ao longo das praias impecáveis de Cancún ajudou a levar o México a se tornar o sexto destino turístico do mundo em número de visitantes, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), atrás apenas de França, Espanha, EUA, Turquia e Itália.

“A região cresceu muito nos últimos anos, é ótimo ver líderes locais e federais investindo na infraestrutura que é tão crucial para sustentar esse tipo de ímpeto”, disse Jorge Pérez, presidente do conselho de administração e executivo-chefe do Related Group, que tem sede em Miami e está construindo hotéis e condomínios em Cancún e Playa del Carmen, além de ter inaugurado recentemente um hotel em Tulum.

A maioria dos visitantes que vão a Cancún e outros pontos ao longo da costa conhecida como Riviera Maia não se aventura pela península. Com o novo trem, isso pode mudar.

“[O trem] tem o potencial de ser um divisor de águas para a mobilidade turística na região”, disse Marc Pujol, chefe da confederação patronal do México, a Coparmex, e executivo-chefe de uma incorporadora imobiliária na Riviera Maia, a GMB. O principal desafio para o sucesso do projeto, acredita Pujol, será a chamada mobilidade do “último quilômetro”, entre as estações de trem e os centros das cidades e os sítios arqueológicos.

O Trem Maia é o maior projeto ferroviário da América Latina, segundo Eleonora Pazos, chefe do departamento da América Latina na União Internacional do Transporte Público (UITP). “Não há projeto semelhante que combine o uso de carga, turismo e transporte regional de passageiros”, disse.

A ferrovia, um dos principais projetos de infraestrutura de López Obrador, foi custeada com recursos do governo federal. O apoio político possibilitou que a construção avançasse com relativa rapidez, disse Pazos, ressaltando que a ferrovia conseguiu aproveitar a maioria dos direitos de passagem por propriedades privadas das estradas que já existiam.

O turismo representou quase 9% da produção econômica do México em 2022. Cerca de 13 milhões de turistas chegam dos EUA de avião a cada ano.

A construção do trem, iniciada em 2020, tem impulsionado o crescimento no sul do México, de acordo com dados do governo. O Estado de Quintana Roo, onde fica Cancún, cresceu 8% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. Yucatán e Campeche, os outros dois Estados da península, tiveram expansões de 5%, também superiores à média nacional.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), que tem foco no desenvolvimento urbano sustentável e que assessorou o governo mexicano, estimou em 2020 que o Trem Maia criaria quase 1 milhão de empregos até 2030 e que o crescimento econômico nos municípios nos quais o trem passa dobraria.

“O turismo na região impulsiona tudo, desde a pessoa que vende materiais de construção até a que vende comida em barracas na rua, ou aquelas que têm restaurantes”, disse Mariano Borges, executivo-chefe da Menesse International, que tem sede em Miami e já trabalhou na construção de cerca de 2 mil unidades de condomínios em Playa del Carmen e Tulum. O trem e um aeroporto recém-inaugurado em Tulum provavelmente aumentarão os valores imobiliários ao longo da Riviera Maia, segundo Borges.

O projeto tem enfrentado críticas por seu impacto no meio ambiente e nos sítios arqueológicos. Mais de 3 milhões de árvores foram cortadas ou removidas, segundo dados do governo, e cientistas temem que o trem possa danificar um frágil sistema subterrâneo de cavernas de calcário em toda a península. Outros dizem que a construção começou sem as avaliações de impacto ambiental exigidas por lei e que os estouros no orçamento elevaram o custo para US$ 29,5 bilhões, em comparação à estimativa inicial de US$ 7,5 bilhões.

“Há poucos trens no mundo que são lucrativos, e parece que este não será um deles”, disse Braulio Arsuaga, presidente do conselho de empresas turísticas do setor privado do México. “Acreditamos que existem outras maneiras de aumentar o fluxo de turistas na península que deveriam ter sido avaliadas.”

A passagens de classe turística para a rota de Campeche a Cancún foram colocadas à venda por cerca de US$ 67, mais caras do que a previsão inicial. A conclusão de todas as estações e de toda a infraestrutura, como galpões e oficinas de reparo de trens, está prevista para até o fim de 2024 ou 2025.

De acordo com o governo, o Trem Maia oferecerá três serviços: o regular, para curtas distâncias, outro com restaurante e um terceiro com leitos, para longas distâncias. Os trens de longa distância alcançarão velocidades de 160 Km/h. Quando concluído, o sistema ferroviário terá 34 paradas.

“As pessoas estão empolgadas com o trem”, disse Yasuri Garcia, garçonete em uma cafeteria no centro histórico de Campeche, uma cidade murada com casas de fachadas coloridas, pintadas em tons pastéis. “A sensação geral é que as pessoas virão visitar e que o trem atrairá mais turistas e clientes.”

Fonte: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/12/16/mxico-lana-trem-de-us-30-bilhes-para-tentar-impulsionar-turismo-no-sul.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0