Dois anos após assumir a Linha 9-Esmeralda, ViaMobilidade fará operação reforçada no horário de pico

Metrô CPTM – A ViaMobilidade, concessionária que assumiu as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos há cerca de dois anos, finalmente anunciou que retomará o looping operacional na Linha 9-Esmeralda.

A estratégia especial, que oferecia viagens internas entre Pinheiros e Jurubatuba, foi implantada na gestão da CPTM para dar conta da maior demanda nesse trecho, mas acabou suspensa pela empresa privada em 2022.

Segundo comunicado da concessionária, a partir do dia 08 de janeiro, segunda-feira, os trens deverão ter destinos alternados durante os horários de pico da manhã e da tarde, quando o movimento de passageiros é maior.

A proposta, no entanto, é mais ampla do que antes, com viagens extras sendo realizadas entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (trecho prioritário) e entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

A ideia é de que no trecho prioritário os trens tenham destinos alternados. Enquanto um segue diretamente até Osasco, outro segue para Pinheiros e retorna para Mendes. O intervalo neste caso será de 4,5 minutos.

O intervalo no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros será de 9 minutos no horário de pico. Os passageiros deverão ser informados por meio de avisos sonoros sobre os destinos dos trens.

Estratégia adotada pela CPTM

Durante quase dois anos de concessão, uma das estratégias operacionais mais importantes para o equilíbrio da oferta da Linha 9-Esmeralda não foi praticada. Mesmo com a baixa demanda no período pós pandemia, o horário de pico era marcado por trens com grande lotação.

A estratégia que será adotada pela ViaMobilidade mostra certos aprimoramentos ante ao antigo “Looping Pinheiros-Jurubatuba” da CPTM. O atendimento às demandas na periferia da linha poderá facilitar o deslocamento da população que mais precisa.

Durante a gestão da estatal, o intervalo no trecho prioritário era de 4 minutos entre Pinheiros e Jurubatuba, e 8 minutos no restante do trecho. No auge, esse intervalo chegou a ser de 3 minutos no horário de pico. A variação de intervalo apresentada pela ViaMobilidade pode ser justificada pela maior extensão do loop.

A mudança, apesar de bastante atrasada, será bem vinda. Bastará ver se, na prática, a Linha 9-Esmeralda estará preparada para o aumento no nível de serviço.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/dois-anos-apos-assumir-a-linha-9-esmeralda-viamobilidade-fara-operacao-reforcada-no-horario-de-pico/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0