Estudo da Linha 20-Rosa justifica extensão até Santo André por demanda frustrada pelo BRT ABC

Metrô CPTM – A substituição da Linha 18-Bronze pelo corredor de ônibus BRT ABC foi positiva para ao menos um município, Santo André, que assumiu o lugar de São Bernardo do Campo como destino de um ramal metroviário no ABC Paulista.

É o que sugere o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha 20-Rosa, recentemente publicado e que está passando por audiências públicas.

O documento ambiental da Linha 20-Rosa cita que o traçado do ramal foi estendido de Afonsina, antiga estação terminal na divisa de São Bernardo e Santo André, para o centro da segunda cidade em virtude da redução da demanda no local após o cancelamento da Linha 18-Bronze de monotrilho.

Ao contrário do ramal metroviário, o corredor de ônibus bancado pela empresa Metra/Next deverá atrair metade da demanda na melhor da hipóteses, além de significar viagens mais demoradas até a Linha 2-Verde, destino final do BRT.

Segundo o documento em sua página 29, o objetivo principal da extensão é propiciar à Linha 20-Rosa um maior número de integrações na rede, destacando a exclusão da Linha 18-Bronze e a adição do BRT, modo que terá fluxo mediano de transporte e cuja integração deverá ser tarifada.

“Em adição, alterações nas diretrizes de expansão da rede, em que se destaca a exclusão da Linha 18-Bronze do conjunto de linhas e sua substituição por uma proposta de Bus Rapid Transit (BRT) suscitaram a ampliação do escopo da Linha 20-Rosa para melhorar as conexões de rede, com sua extensão da estação Lapa até a estação Prefeito Saladino, na Linha 10-Turquesa de trem metropolitano, em um primeiro momento,” diz o texto.

Trata-se, portanto, de uma das raras vezes em que o governo do estado admite que a troca de modal trará prejuízo à população de São Bernardo do Campo. Em pronunciamentos, membros da gestão estadual têm insistido que os modais são equivalentes.

Conexão com a Linha 10-Turquesa como compensação

Durante a segunda audiência pública realizada nesta segunda-feira (29), um dos gerentes do Metrô afirmou que a extensão da Linha 20-Rosa foi decidida após estudos que mostraram viabilidade para o atendimento adicional junto à Linha 10-Turquesa:

“Ela [Linha 20] foi estendida até Santo André porque nos estudos, logo de início, ficou bem claro para nós que ela teria uma funcionalidade muito maior, a despeito de uma extensão muito grande maior do que o normal da média das linhas que a gente tem em São Paulo até hoje, mas que ela teria uma funcionalidade muito ampliada se chegasse em Santo André e se integrasse com a Linha 10.”

A transferência entre BRT e Linha 20-Rosa está contemplada na estação Afonsina. Entretanto, não existem garantias de que essa transferência será realizada de forma gratuita, algo que, com o monotrilho, seria garantido já que ele faria parte da malha metroferroviária.

Cabe ressaltar que a política tarifária não é desenhada pelo Metrô, que apenas realiza o projeto. Em julho de 2019 o governo anunciou o cancelamento da Linha 18-Bronze, afirmando que a Linha 20-Rosa passaria por estudos de expansão até a divisa de São Bernardo e Santo André.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/estudo-da-linha-20-rosa-justifica-extensao-ate-santo-andre-por-demanda-frustrada-pelo-brt-abc/

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