Valor Econômico – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), selaram um acordo nesta terça-feira (30) para que a gestão paulista desembolse metade dos recursos necessários à construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista.
A projeção é que o empreendimento terá custo de aproximadamente R$ 6 bilhões, sendo que 50% desse valor sairá dos cofres do Estado paulista. A outra metade seria de responsabilidade da União. Até então, a previsão era que a obra fosse viabilizada apenas com recursos federais, ou seja, por meio do “novo PAC”, como é conhecida a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento.
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A negociação foi fechada nesta tarde, depois que Lula e Freitas se reuniram, no Palácio do Planalto, na presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Tarcísio viajou para a capital federal justamente para negociar uma adesão do governo de São Paulo ao empreendimento. Ele ligou sinal de alerta sobre o assunto ao descobrir que a gestão petista marcou para este fim de semana um evento de apresentação da obra, que promete desafogar o escoamento do Porto de Santos, um dos mais importantes do país.
A previsão é que Lula vá ao litoral na sexta-feira, quando o petista assinará um “termo de cooperação” para o início da construção. “A parceria entre governo federal e governo do Estado [de São Paulo] é no sentido de delinear as ações e agenda necessárias à execução do empreendimento”, explicou, em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos hoje.
Por ser ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas vinha ficando de fora das negociações e, portanto, não poderia colocar o empreendimento no rol de entregas da sua gestão, o que seria prejudicial à imagem do governo.
A aproximação entre os dois, no entanto, foi feita graças à articulação promovida pelo ministro de Portos e Aeroportos, que é do mesmo partido de Tarcísio de Freitas.
Segundo interlocutores, o ministro teria atuado para “desarmar” integrantes da legenda que buscavam, nos bastidores, evitar um acordo entre as partes.
Na prática, uma ala do Republicanos resistia à aproximação com o PT, já que os dois partidos devem se enfrentar nas urnas pelo controle do Estado em 2026.
“A ligação Santos-Guarujá é esperada por toda comunidade da região portuária e população do entorno, sendo uma obra centenária, com ação para melhorar o fluxo de pedestres que transitam entre as duas cidades, além de permitir mais segurança às embarcações que escalam o Porto Santista para realizar operações”, diz comunicado da pasta liderada por Silvio Costa Filho.
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