Mobilidade Sampa – A concessionária ViaMobilidade completou dois anos de operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos no dia 27 de janeiro.
Neste período, a concessionária enfrentou diversos problemas em sua operação, que incluem colisão de trem, descarrilamentos e até a morte de um funcionário eletrocutado.
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Por conta desses e outros problemas, a concessionária foi alvo de uma intensa investigação por parte do Ministério Público, que ameaçou ir à justiça romper o contrato de concessão. A investigação terminou em um acordo, onde a concessionária se comprometeu a investir mais dinheiro e ser mais rápida na manutenção e conservação das duas linhas.
Investimentos
Dentro dos investimentos previstos em contrato, estão a aquisição de 36 composições, sendo que 12 delas já foram entregues e 07 estão em operação comercial.
Segundo a ViaMobilidade, nos dois primeiros anos de concessão, já foram investidos R$ 2,9 bilhões em manutenção, obras, aquisição de veículos auxiliares e novos trens.
Para 2024, a ViaMobilidade planeja investir mais R$ 1,2 bilhão em melhorias para garantir a segurança operacional e viagens com maior conforto e agilidade. Os recursos serão destinados à manutenção, incluindo reforma de subestações e cabines, obras em estações e modernização dos sistemas de controle e sinalização, entre outros.
Entre os investimentos realizados está a aquisição de 50 veículos auxiliares de manutenção, que tornam mais ágeis e produtivas as intervenções para substituição de trilhos, dormentes e de rede aérea.
Neste período foram feitos:
Via permanente
- 30 km de trilhos substituídos;
- Esmerilhamento em 100 km de vias;
- 15 mil dormentes substituídos;
- 90 km de correção geométrica.
A via permanente é composta pelos trilhos (barras de metal por onde passam os trens), dormentes (peças instaladas de forma transversal que oferecem suporte e geometria aos trilhos) e britas (acomodam os trilhos e dormentes para diminuir o impacto do peso do trem sobre a via).
Portanto, investir na manutenção da via permanente garante mais conforto e segurança aos passageiros, reduzindo vibrações, balanços e até mesmo ruídos. Assim, os trabalhos garantem viagens mais confortáveis, seguras e beneficia os moradores do entorno das linhas.
Rede aérea
- 8 km de substituição de cabo mensageiro;
- 11,5 km de troca de fio de contato;
- 100 conexões equipotenciais;
- 1.500 suspensórios.
A rede aérea é responsável por fazer a eletricidade circular por toda a extensão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, alimentando os trens. Enquanto o cabo mensageiro transporta a eletricidade, o fio de contato leva a corrente elétrica ao trem. Já os suspensórios sustentam os fios e mantêm o alinhamento da rede aérea.
Por fim, as conexões equipotenciais uniformizam e levam energia do cabo mensageiro ao fio de contato. Por esse motivo, a manutenção neste conjunto é essencial para a segurança dos passageiros e para garantir a eficiência operacional.
Trens
- Aquisição de 36 novos trens com ar-condicionado e salão contínuo;
- 660 discos de freio substituídos nos trens;
- Instalação do SIAP (sistema que garante abertura de portas do lado correto) em 100% dos trens.
Estações
- Substituição de 16 mil lâmpadas comuns por modelos de LED nas estações, reduzindo emissões de CO2 em 100 toneladas;
- Reforma nos banheiros de 28 estações, totalizando 130 boxes;
- Nova pintura interna e externa em 34 estações;
- Revitalização dos reservatórios de água, trocando as caixas que fornecem água para os passageiros.
Dois anos da mais pura incompetência. Que o Ministério Público continue vigilante, punindo e zelando pela segurança da população para que não aconteça uma tragédia operacional a qualquer momento.