Correio do Povo (RS) – A prefeitura de Nonoai, com apoio do senador Luis Carlos Heinze, celebrou na quinta-feira um contrato com a TFP Engenharia. O ato garante a realização do Estudo de Demanda, que permitirá a inclusão do Rio Grande do Sul no traçado da Nova Ferroeste. A contratação contempla a elaboração da documentação, bem como todo o trabalho de acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário.
Já na próxima semana, será assinado o contrato que torna possível a realização de um segundo documento preparatório, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA. A expectativa é que as análises sejam concluídas em até seis meses. A prefeita Adriane Perin destacou a importância estratégia do modal para a região. “A oportunidade de uma ferrovia com um traçado ambiental e economicamente viável que conecte o RS ao Centro-Oeste brasileiro significa termos condições de produzir com ainda mais qualidade e competitividade, todos ganham”, afirmou Perin.
Já o senador Luis Carlos Heinze que tem capitaneado o projeto há mais de ano celebrou o avanço. “Foi uma verdadeira batalha. Conseguimos reunir um grupo que compreendeu a necessidade de reduzir os custos logísticos do RS. Entrar no projeto de expansão iniciado pelo Governo do Paraná é cortar caminho. De minha parte, segue o compromisso de trabalhar para tirar do papel no menor tempo possível”, ressaltou Heinze.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O evento contou também com a presença do secretário de Articulação dos Municípios, Salmo Oliveira, com a presidente da ACISA, Gabriela Brustolin, além do coordenador do Movimento Pró-Ferrovia, Leonor Broch. A proposta articulada pelo senador Heinze inclui a revitalização de um trecho já existente entre Erechim e Passo Fundo e a construção de um novo desde Erechim, até o vizinho estado catarinense.
Seja o primeiro a comentar