Metrô CPTM – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja apresentar a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, em audiência pública em maio.
A previsão partiu do secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, durante evento de chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, à futura estação PUC-Cardoso de Almeida.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo Benini, os três ramais de trens metropolitanos deverão ter seus trajetos estendidos após a concessão.
A Linha 12-Safira, que hoje tem a estação terminal em Calmon Viana, deverá seguir até Suzano, um projeto que já foi iniciado em outras gestões.
Já a Linha 11-Coral poderá ser estendida até César de Sousa, em Mogi das Cruzes, enquanto a Linha 13-Jade terá um trecho a partir do Aeroporto de Guarulhos até a região de Bonsucesso.
CCR já fez estudo sobre concessão das três linhas
O secretário também chamou a concessão de “PPP”, ou seja, uma parceria público-privada, modalidade diferente do que ocorre com as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são operadas pela ViaMobilidade.
Nesse caso, o governo e ente privado dividem os investimentos na operação e expansão do serviço.
A concessão dos três ramais da CPTM foi sugerida pelo grupo CCR à gestão anterior, como revelou este site com exclusividade.
Por meio de uma Manifestação de Interesse Privado, a empresa fez um estudo preliminar em 2021 sobre a possibilidade de as linhas serem repassadas para a iniciativa privada.
Seja o primeiro a comentar