Metrô CPTM – Fundada em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu as linhas de trens suburbanos que antes eram operadas pela Fepasa e CBTU.
Em três décadas, a empresa estatal aos poucos implantou vários processos de modernização da infraestrutura herdada além de otimizar a operação, atraindo milhares de passageiros.
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A despeito dos avançõs, gestões passadas e a atual decidiram conceder seus ramais para a iniciativa privada, buscando com isso investimentos que não teria condições de fazer.
Curiosamente, mesmo em meio ao repasse dos ramais como as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e mais recentemente a Linha 7-Rubi, a imagem da empresa nunca foi tão boa, segundo a pesquisa de opinião mais recente, realizada em 2023.
O resultado obtido foi o melhor do histórico de operação, obtendo mais de 86% de aprovação. Atualmente a companhia opera as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Consulting do Brasil que entrevistou 3010 passageiros nas cinco linhas administradas pela estatal. A distribuição dos passageiros foi de 54,4% de homens e 45,5% de mulheres. A faixa etária predominante foi dos passageiros entre 25 a 34 anos.
A maioria dos passageiros usa os trens para ir ao trabalho, sendo que 75% do total de passageiros utiliza a CPTM há mais de cinco anos. Cerca de 65% dos passageiros acessam o sistema mais de cinco vezes na semana.
Quando questionados sobre a percepção nos últimos cinco anos, 54% dos passageiros apontaram que a empresa melhorou. Os maiores avanços foram percebidos nos trens e no tempo de espera nas estações. Para 68% dos passageiros, a empresa irá melhorar nos próximos anos.
Quando questionados sobre a percepção da empresa CPTM, 86,7% dos passageiros tiveram posicionamento positivo em relação à companhia contra 7,8% de posições negativas.
Historicamente, o resultado é o mais positivo da história da empresa. A avaliação superou a última marca de 85% registrada em 2021 quando ainda era operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Dentre os ramais melhor avaliados estão a Linha 10-Turquesa, com 94,3% de aprovação, e a Linha 13-Jade com 98% de aprovação. O pior dos trechos é a Linha 12-Safira com 77% de aprovação.
Os problemas
Os maiores problemas dentro da rede CPTM, segundo os passageiros, ocorreram principalmente nas estações (48%). Os trens tiveram apontamento de 39% das menções.
Durante as viagens, os maiores problemas registrados foram a lotação excessiva (62%), presença de ambulantes (28%) e a presença de drogados nos trens (16%). Já nas estações os problemas destacados foram a demora no intervalo entre trens (34%), não existirem escadas rolantes (24%) e o vão entre o trem e a plataforma (20%).
Conclusão
Apesar de ver seu futuro incerto, a CPTM consegue mostrar que está em processo de plena melhoria. A satisfação dos passageiros não é fruto direto de apenas uma única gestão, mas um trabalho contínuo de décadas que resultou na renovação completa da frota de trens e reconstrução de estações.
Os planos do governo Tarcísio de Freitas, no entanto, são conceder as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em breve, restando a Linha 10-Turquesa, que pode entrar em uma concessão junto do TIC para a Baixada Santista e a futura Linha 14-Onix.
Resta saber se as futuras concessões resolverão os problemas vistos no serviço prestado nas linhas 8 e 9 pela ViaMobilidade, que obteve nota mínima durante quatro semestres consecutivos. A concessionária está em processo de modernização das linhas após uma série de adversidades nos dois primeiros anos da sua gestão.
Obviamente, os “CNPJs” não fazem diferença alguma na prestação do serviço. Porém, a experiência profissional, modelo de gestão e investimentos maciços, muitas vezes sem retorno econômico direto, mas com reflexos em benefícios sociais, trazem maior repercussão positiva ao passageiro.
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