O Globo – O consórcio formado pelo Grupo Comporte e pela fabricante de trens chinesa CRRC Sifang será o responsável por fazer o Trem Intercidades (TIC) entre Campinas e São Paulo. A empresa chinesa é a maior fabricante de trens do mundo, e é responsável pelo desenvolvimento e operação do trem mais rápido do mundo, que pode trafegar a uma velocidade de até 600 km/h.
O trem saiu da linha de montagem em 2021, impulsionado pela tecnologia maglev, abreviatura de levitação magnética, que faz o trem parecer estar flutuando graças a uma força eletromagnética que o faz deslizar acima dos trilhos.
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Segundo os executivos da empresa, o trem emite baixos níveis de poluição sonora e requer menos manutenção do que outros trens de alta velocidade. O veículo é capaz de fazer o trajeto entre Pequim e Xangai, de mais de 1 mil km, em apenas 2,5 horas. Um trem-bala conclui esse deslocamento em 5,5 horas enquanto que, de avião, a viagem dura cerca de 3 horas. O trem maglev foi concebido justamente para preencher a lacuna de velocidade entre esses dois tipos de transportes, oferecendo a melhor solução para percursos de até 1,5 mil km.
O trem maglev apresenta uma série de inovações e avanços tecnológicos, incluindo um sistema de freio auto desenvolvido que é 30% mais eficiente que o trem maglev de Xangai, o que significa que a distância de frenagem é reduzida de cerca de 16 quilômetros para 10 quilômetros, disse a CRRC.
Os pesquisadores desenvolveram um acoplador articulado para o trem usando ligas de alumínio forjado como peça estrutural principal, o que garantiu que o movimento relativo entre os vagões fosse inferior a 1 milímetro, disse Jiang Yulong, líder do projeto de acoplador no CRRC SRI, ao Global Times.
O trem maglev pode ser configurado de 2 a 10 vagões, cada um com capacidade para acomodar mais de 100 passageiros, para atender diferentes necessidades.
A CRRC já opera no sistema metroferroviário do Brasil desde 2019, quando a empresa entregou oito trens para a Linha 13 (Jade) da CPTM, que liga a capital ao Aeroporto de Guarulhos. A empresa já é responsável por trens de alta velocidade na China, o metrô de cidades como Pequim, Chicago e Massachusetts, e trens intercidades na Costa Rica, Argentina, Sri Lanka, Iraque, Tailândia, Malásia, Irã e México.
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