O volume de carga transportado pela MRS cresceu 10,8% em 2023, na comparação com o ano anterior, alcançando 197,5 milhões de toneladas. Segundo a empresa, é o maior volume da história da MRS movimentado em 12 meses. No período, houve aumento no transporte de minério (+14,6%), com a reabertura de minas na região de Brumadinho, e de carga geral (+5,1%), que atingiu o recorde de 75,4 milhões de toneladas.
O desempenho nos trilhos se refletiu no faturamento. De acordo com a MRS, a receita bruta em 2023 foi de R$ 6,9 bilhões, o que representa aumento de 14% na comparação com 2022. A companhia ultrapassou R$ 3,4 bilhões em EBITDA, aumento de 20,5% em relação ao ano anterior, também o melhor EBITDA da história da MRS, assim como o lucro líquido, que alcançou a marca de R$ 1,2 bilhão, segundo o balanço da empresa.
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Para Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos com a União, com a renovação da concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação. Aprimoramos o atendimento de excelência aos nossos clientes, expandimos a presença em novos segmentos, avançamos no desenvolvimento e integração das agendas ESG à estratégia da empresa. Vamos continuar avançando nestes e em outros projetos de expansão, buscando aumentar a participação do modal ferroviário na Região Sudeste”, revela.
Investimentos
A MRS investiu R$ 1,8 bilhão ao longo de 2023, entre outros, em obras previstas no caderno de obrigações da companhia. A concessionária entregou os investimentos esperados nos primeiros 12 meses da renovação da concessão (assinada em julho de 2022), com 18 ações/obras. No segundo pacote, que deve ser entregue até julho de 2024, serão 42 iniciativas, entre elas, a ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado, além de obras de implementação de viadutos.
Recentemente, a companhia anunciou a compra de 560 novos vagões gôndola (Greenbrier Maxion) e 30 novas locomotivas (Wabtec). Parte da entrega do material rodante começou neste primeiro trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação, segundo a empresa.
No balanço de 2023, a companhia lembrou dos troféus “Melhor Operadora Logística” e “Melhor Ferrovia com Investimento em Preservação Ferroviária”, que ganhou no Prêmio Revista Ferroviária, realizado em abril de 2023. E do 1ª Edição do Prêmio ANTT – Destaques 2023, na qual venceu em três categorias (“Interação com a Sociedade”, “Atenção ao Usuário” e “Engenharia”), além de levar o “Troféu Ouro” na premiação especial de “Melhor Ferrovia na Atuação de Regulação Ferroviária”.
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