Diário do Comércio (MG) – A Metrô BH, empresa que opera sistema de transporte coletivo sobre trilhos em Belo Horizonte, vem implementando a revitalização da operação ao longo do seu primeiro ano de atividade. Nos últimos doze meses, a marca destaca melhorias no sistema e projeta os próximos passos para o futuro do transporte na capital mineira.
Segundo a companhia, pertencente ao Grupo Comporte, o sistema já está operando de forma mais eficiente e pontual. Entre as principais melhorias está a redução de 16% no tempo médio de percurso entre as estações Vilarinho e Eldorado, com trajeto completo reduzido de 55 para 46 minutos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outra melhoria destacada pela Metrô BH é a redução no número médio de viagens em atraso, que antes somavam 35 e hoje são em média 3. Além disso, empresa também reduziu as evacuações dos trens de uma média mensal de 30, para apenas uma por mês.
“As melhorias graduais refletem o empenho da empresa em proporcionar regularidade, pontualidade e conforto ao usuário”, destaca a empresa.
Como parte do processo de revitalização, a administradora do metrô de Belo Horizonte também vem modernizando o sistema com a implementação de wi-fi gratuito nos trens e estações, além da bilhetagem digital. Além disso, desde setembro do ano passado, a empresa ampliou as possibilidades de compra de passagens pelos usuários, que agora também podem pagar a passagem por meio de PIX ou crédito, através do cartão ou dispositivos eletrônicos por aproximação.
Revitalização das vias e estações
Uma das mais aguardadas obras desde o início concessão do metrô de Belo Horizonte é a revitalização das atuais vias e estações. Desde novembro do ano passado, a renovação da via permanente e rede aérea estão em andamento. Entre as ações ao longo do percurso do trem estão a substituição de trilhos, fios, aparelhos de troca de via, postes de sustentação e demais componentes do sistema.
Já a revitalização de algumas estações segue em curso desde dezembro de 2023. Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho estão em modernização.
As reformas do metrô de BH contemplam a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podo táteis (adequados a pessoas com deficiência), revitalização de bilheterias e áreas operacionais, construção de banheiros acessíveis, nova pintura interna e externa, dentre outros processos.
“A maior parte das obras acontece no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens podem trafegar em velocidade reduzida e o intervalo entre os trens pode ser alterado”, garante a empresa.
O que está previsto para o metrô de Belo Horizonte nos próximos anos
- Até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho;
- Em meados de 2025, a empresa vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar;
- A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha Laranja, com mais 1,6km de via permanente, está prevista para 2026;
- As obras da implantação da linha 2 do sistema começarão ainda no primeiro semestre de 2024;
- O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Serão 10,5 km de via permanente.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/variedades/concessao-metro-belo-horizonte-um-ano/#gref
Seja o primeiro a comentar