O Globo – A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa) dos Estados Unidos contratou a empresa do ramo espacial Northrop Grumman para desenvolver um projeto de ferrovia lunar que pode ser instalado na próxima década. A ideia é que a rede se a conecte diferentes bases lunares.
No ano passado, a Darpa se propôs a ajudar no financiamento do empreendimento. A iniciativa ferroviária faz parte do Estudo de Capacidade da Arquitetura Lunar, chamado LunA-10, visa apoiar uma futura economia no satélite em dez anos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em um comunicado, o Northrop Grumman anunciou detalhes sobre o projeto. “A rede ferroviária lunar prevista poderia transportar humanos, suprimentos e recursos para empreendimentos comerciais através da superfície lunar – contribuindo para uma economia espacial para os Estados Unidos e parceiros internacionais”, descrevem em nota.
A empresa também explorará diferentes formas de construir, operar e reparar uma rede ferroviária na Lua, o que poderá envolver o desenvolvimento de robôs capazes de realizar tarefas importantes, noticiou o jornal britânico Independent. O gerente do programa de Estudo de Capacidade da Arquitetura Lunar, Dr. Michael Nayak, disse que há uma “grande mudança de paradigma” na próxima década para a economia lunar.
De acordo com o portal New Atlas, a Lua terá a mesma extensão territorial que a superfície da África e, por isso, mesmo com uma presença limitada de seres humanos, seria viável algum tipo de sistema de transporte para ligar vários postos avançados e atividades.
A empresa Northrop terá de definir as interfaces e recursos necessários para construir uma rede ferroviária lunar; estabelecer uma lista crítica de custos previsíveis, riscos tecnológicos e logísticos. Além disso, terá que identificar protótipos, demonstrações e análises do projeto conceitual e da arquitetura de um sistema ferroviário lunar em pleno funcionamento.
Seja o primeiro a comentar