Folha de S. Paulo – Os trens que vão fazer conexão entre São Paulo e Campinas só devem entrar em funcionamento em 2031, mas as regras para os modelos e serviços estão definidas desde já.
No edital do chamado TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte, o Governo de São Paulo detalhou as exigências que a concessionária precisará seguir na construção e operação do trem de média velocidade.
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Para a frota, deverão ser adquiridos 15 trens, que poderão ser de dois tipos. O primeiro —e mais comum— é o single decker, com 12 carros de no máximo 300 metros de comprimento e capacidade para até 1.100 passageiros sentados.
O segundo é o double decker, de dois andares, com no máximo 150 metros e capacidade para 860 passageiros.
De acordo com o edital, a concessionária ficará responsável por propor o modelo, demonstrando que o tipo de trem atende a todas as exigências de infraestrutura.
Os veículos também precisarão ter tração elétrica e atingir a velocidade máxima requerida, de 140 quilômetros por hora. Com isso, o deslocamento entre São Paulo e Campinas deve ser percorrido em 1h04.
É obrigatório que os carros tenham ar-condicionado e contemplem uma área “multifunções” ampla para permitir o transporte de carga como carrinhos de bebê, bicicletas e malas de viagem. Além disso, deverão ter suportes que permitam fixar pelo menos quatro bicicletas.
Os bancos serão individuais, podendo ser no esquema 3+2. As poltronas terão espaço para esticar as pernas, além de tomada e mesa dobrável.
O governo também determinou que a tarifa máxima para a viagem de São Paulo a Campinas seja de R$ 64. A concessionária vai poder cobrar os R$ 64, mas haverá outras faixas de preço para que se atinja a média de R$ 50.
Os trens de São Paulo a Campinas vão circular numa via exclusiva no trecho Barra Funda-Jundiaí. No entanto, o edital exige que eles tenham capacidade de circular em todas as linhas, vias auxiliares, pátios e estacionamentos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e das linhas 8 e 9, sem restrições.
Pergunto como vai ser o TREINAMENTO DE PESSOAL, em Manutenção e Operação?
Peças sobressalentes e instalações para manutenção, como e onde serão??
Se fala e fizeram tantos estudos para chegarem nesta conclusão com relação a implantação deste TIC obsoleto até Campinas com 1 hora e 15 minutos velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h em via Singela interferindo nos trens Metropolitanos e cargueiros,
Este modelo acordo com o edital a velocidade média de 95 km/h em trechos curtos, porém em locais de raio de 600m um Trem Pendular conseguiria desenvolver velocidade máxima aproximada de menos de 120 km/h, o que já é um ganho notável, e com relação máxima certamente a velocidade será muito maior dos 140 km/h previstos em trechos locais de raio maiores, podendo chegar com total segurança aos 180 km/h muito superior ao especificado em trechos sinuosos ideais para as condições locais e em um par de linhas o que facilitaria e tornaria viável dando a diretriz de sua expansão, coisa que não aconteceria e inviabilizaria totalmente se for implantado em via singela. Via Dupla com raios longos utilizando o canteiro central da Bandeirantes deveria ser o mínimo a ser adotado, o fato de ser construído em sinuosas Via Singela e interferindo nos Trens Metropolitanos e Cargueiros já significa um gravíssimo erro na concepção deste projeto e uma limitação completamente irracional, pois obrigatoriamente um trem só poderá partir após a chegada no destino, além de bloquear futuras expansões para múltiplas localidades no interior.