Metrô CPTM – A Série 2000, a primeira frota de trens novos adquiridos pela CPTM no final dos anos 90, está começando a sair de circulação. Recentemente duas composições foram flagradas sendo levadas ao pátio de Engenheiro Manoel Feio.
A informação, que foi confirmada pela estatal, corrobora com o aditivo contratual de manutenção da Série 2000 firmado em outubro de 2023 que diminuiu a quantidade de trens a serem reparados de 15 composições para 9 composições, cada uma com oito carros.
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O canal Sr. CPTM fez o registro de uma das composições sendo deslocada ao pátio Eng. Manoel Feio da Linha 12-Safira já sem os pantógrafos e rebocado por locomotiva
A baixa operacional das composições é o processo pelo qual o trem é descomissionado e desativado. Ele é precedido de relatório técnico que atesta a inviabilidade operacional dos trens.
Dados obtidos pelo site apontam que as composições (quatro carros) imobilizadas são:
- 2001-C001-C002-2002
- 2003-C003-C004-2004
- 2011-C011-C012-2012
- 2017-C017-C018-2018
- 2019-C019-C020-2020
- 2021-C021-C022-2022
- 2023-C023-C024-2024
- 2029-C029-C030-2030
- 2043-C043-C044-2044
- 2051-C051-C052-2052
- 2053-C053-C054-2054
- 2057-C057-C058-2058
Apesar de remoção operacional, a CPTM confirmou que os demais nove trens da Série 2000, que ao todo somam 72 carros, continuam operacionais e recebendo revisões periódicas, sem desfalcar a operação do trecho Brás-Calmon Viana.
“Os trens da série 2000 permanecem operacionais. Seis composições estão em processo de baixa e foram alocadas no Pátio Engenheiro Manoel Feio para disponibilidade de linha para manutenção de outras séries no Pátio Engenheiro São Paulo.”
Série 2100
O site também questionou a estatal sobre o estado operacional dos trens da Série 2100, também conhecidos como “Trem Espanhol”. A CPTM confirmou que as composições restantes da frota ainda estão em estado operacional, estando a disposição para a operação.
Retorno de trens cedidos
A CPTM deverá receber ao longo dos próximos meses uma série de trens que foram cedidos para a ViaMobilidade. Destes trens, três das oito composições da Série 8500 retornaram para a CPTM.
A estatal ainda receberá de volta oito trens da Série 7500 e 19 composições da Série 7000 revisados.
Com o excesso de trens a CPTM deverá contar 34 trens adicionais para as suas linhas, de tal forma que haja grande quantidade de composições à sua disposição.
Essa grande margem pode abrir a possibilidade de ampliação dos serviços, como resultado da diminuição dos intervalos e expansão operacional das linhas e, em última instância, remoção operacional dos trens mais obsoletos.
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