Metrô CPTM – “Esquecida” há quase um ano, a Linha 16-Violeta do Metrô voltou a ser citada pelo governo do estado. Em visita às obras da Linha 6-Laranja nesta terça-feira, 23, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o ramal está sendo “discutido”.
“Já iniciamos a discussão da futura Linha-16 que vai atender a Zona Leste“, disse ele, sem esclarecer quais são os planos da sua gestão.
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A Linha 16 passou a fazer parte dos planos do Metrô no final da década passada e foi revelada em primeira mão pelo MetrôCPTM em 2018.
Ela surgiu como uma alternativa para a extensão leste da Linha 6-Laranja que, à época passava por problemas com a concessionária Move São Paulo.
O Metrô se debruçou no projeto e o utilizou para avaliar novas tecnologias e estratégias para tornar sua construção mais barata e eficiente.
Entre as inovações estão vias com até 5% de inclinação, uso de elevadores de grande porte e, sobretudo, a escavação dos túneis com uma tuneladora de grandes dimensões.
Com essa técnica, vista no Metrô de Barcelona, na Espanha, seria possível não apenas construir os túneis mas também o nível de plataformas de algumas estações.
Licitação parada
Em 2022, a companhia lançou o edital de licitação do anteprojeto de arquitetura e engenharia, o projeto básico e o estudo ambiental.
Em maio do ano passado, o Metrô divulgou a classificação da concorrência, mas desde então não houve mais notícias sobre o certame.
A gestão de Tarcísio tem acelerado os projetos das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que poderão ser concedidas em conjunto com linhas antigas do Metrô.
Trajeto alterado recentemente
Em sua concepção atual, a Linha 6-Violeta terá um trajeto de 32 km, 23 estações e capacidade para transportar 833 mil passageiros diariamente.
O percurso vai da estação Oscar Freire, passando pelo Jardim Paulistano até chegar à Estação Paraíso. De lá, o ramal cortará o bairro da Aclimação e Ipiranga, chegando à futura estação São Carlos.
Dali em diante a Linha 16 segue pela Zona Leste entre as linhas 3-Vermelha e 15-Prata até chegar à Cidade Tiradentes, não sem antes cruzar com a Linha 2-Verde em Anália Franco.
Em março, um novo mapa do Metrô mostrou que o ramal teve um trecho deslocado mais para o sul a fim de se distanciar da Linha 6-Laranja em sua extensão à leste.
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