Thermit do Brasil investe na oferta de pacotes que incluem assistência técnica e pós-venda qualificada aos clientes
Instalada em 1952, no Rio de Janeiro, a Thermit do Brasil é considerada uma das “joias da coroa” do grupo alemão Goldschmidt. A unidade brasileira é a única do país e da América do Sul especializada na produção de solda aluminotérmica para trilhos. Em seus 72 anos de história, a fábrica também já foi responsável por suprir a demanda do mercado ferroviário norte-americano – e até hoje, tem capacidade para atender qualquer necessidade que surja nos EUA. Sua importância estratégica poderia ser justificada apenas com esses fatos, mas a empresa tem se destacado globalmente também pela eficiência da gestão e no atendimento aos clientes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em 2022, essa relevância acabou sendo reconhecida: a Thermit do Brasil foi eleita a melhor companhia do grupo, que conta com 21 empresas no mundo, sendo seis fábricas espalhadas em todos os continentes. Naquele ano, a unidade brasileira também foi campeã de crescimento e qualidade.
O reconhecimento veio depois de uma série de mudanças implementadas com o objetivo de melhorar a experiência do cliente tanto no processo de negociação dos kits de solda quanto no pós-venda e assistência técnica. Em paralelo, a companhia também ampliou seu portfólio para as operadoras de carga e de passageiros, oferecendo equipamentos de pequeno e médio portes para manutenção e inspeção de vias.
“Mudamos processos e focamos no conforto do cliente, para atendê-lo em suas diferentes demandas. Costumamos falar aqui que a gente trabalha para que o cliente consiga dormir tranquilo, com a certeza de que vamos resolver e atender aquilo que ele precisa. Hoje estamos muito mais próximos das operadoras, queremos oferecer experiência de marca e não só vender produto”, explica o diretor geral da Thermit do Brasil, Leonardo Alves.
Carro-chefe
A Thermit do Brasil trabalha em três campos de negócios: produção e venda de kits consumíveis de solda aluminotérmica e de ferramentas utilizadas no processo; soluções em inspeção de vias; e máquinas especiais para manutenção de vias, incluindo veículos rodoferroviários e esmerilhadoras de trilhos de pequeno porte.
O carro-chefe da companhia, no entanto, são os kits de solda aluminotérmica. A porção, criada em 1895 e patenteada pelo professor Hans Goldschmidt, fundador do grupo, é o segredo de um processo que se difundiu pelo mundo. A solda aluminotérmica utiliza de uma mistura composta por alumínio, óxido de ferro e outros elementos que, quando levada a uma temperatura ideal, produz aço líquido que se assemelha à estrutura do trilho, possibilitando a soldagem.
A composição da porção, guardada a sete chaves na fábrica do Rio de Janeiro, está presente em todas as operadoras de carga e de passageiros no Brasil. Na América do Sul, a unidade exporta ainda para o Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru, Colômbia, além de alguns países da América Central. A capacidade de produção da Thermit do Brasil é de cerca de 1 mil kits/dia.
O processo de soldagem de trilhos é feito na via, por soldadores treinados pela própria empresa. Esse é outro ponto, segundo Alves, que ganhou força nos últimos anos. A companhia aprimorou a área de treinamento, para habilitar e qualificar esses profissionais que atuam nas operadoras ou em empresas subcontratadas para fazer a manutenção da ferrovia. Em 2023 foram 400 certificados emitidos.
Pacote completo
Juntamente com a venda dos kits, a Thermit do Brasil tem se dedicado a oferecer um pacote que inclui assistência técnica e pós-venda. O lead time de atendimento para qualquer lugar do Brasil não ultrapassa 48 horas, ressalta Alves. “Realizamos reuniões de inspeções nos clientes de forma periódica para garantir que o processo seja executado de maneira adequada nos trilhos. Em termos operacionais, hoje o cliente pode ter mais controle e garantia de que o produto está sendo bem aplicado com nossa visita técnica em campo. Isso gera mais segurança, menos retrabalho e menos perdas”, afirma o diretor.
Os resultados dessas mudanças de gestão começaram a aparecer nas pesquisas de satisfação feitas com clientes. Na mais recente, esse índice ficou em 97%, em avaliações que levaram em conta, entre outros, a qualidade do atendimento e do pós-venda. Em resumo, as melhorias impactaram positivamente o faturamento da empresa. O crescimento de participação entre os clientes foi um caminho natural.
“De 2022 para cá, crescemos muito em função, principalmente, de nossa estratégia de gestão. Queremos oferecer um produto de alta qualidade, com respostas rápidas ao cliente e confiabilidade. Percebemos que o mercado brasileiro demanda por um atendimento mais próximo e assim trabalhamos para dispor isso de forma mais efetiva”, pontua Alves.
Eficiência
Atualmente a unidade brasileira conta com 45 funcionários. A equipe é enxuta, mas eficiente – uma influência direta da gestão alemã, reforça o diretor. A companhia trabalha dentro do conceito de multitarefas, ou seja, os funcionários são treinados para atuar em diversas áreas, de acordo com as demandas de gestão e dos clientes.
A sustentabilidade também está presente na rotina da fábrica. No ano passado, a empresa investiu na ampliação da estrutura de energia solar e de reuso de água, além do descarte responsável de resíduos. Os certificados são a cereja do bolo de todo o processo de melhorias. Além dos ISO 9001 e ISO 14001, a empresa é registrada na Association of American Railroads (AAR), dos EUA, o que a autoriza para exportação ao mercado norte-americano.
“A empresa tem muito conhecimento sobre o mercado brasileiro. Quando se fala em solda aluminotérmica, o que vem à cabeça dos clientes é a Thermit. Estamos no Brasil na alegria e na tristeza. Os 72 anos provam que o grupo aposta no país e na América do Sul”, conclui Alves.
*INFORME PUBLICITÁRIO
Be the first to comment