Metrô CPTM – O governador do estado, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta segunda-feira, 08, a construção de uma nova estação da Linha 10-Turquesa, em Santo André. A cidade completa hoje 471 anos de fundação.
A nova Estação ABC deverá ser construída próxima a antiga Parada Pirelli, uma pequena estação ferroviária que atendia aos funcionários da tradicional fábrica de pneus localizada no município e foi desativada em 2006.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Diferentemente do projeto modesto de Pirelli, a Estação ABC deverá trazer em seu escopo maior robustez. Ela será a ligação entre a Linha 10-Turquesa e a futura Linha 14-Ônix, proporcionando maior mobilidade para os passageiros daquela região.
A Estação ABC tinha previsão de atender 100 mil passageiros por dia, segundo estimativas da CPTM realizadas no primeiro projeto funcional.
No entanto, agora a companhia prevê uma demanda menor, de 15 mil usuários por dia. Ela ficará entre as estações Santo André e Capuava.
O prazo para execução do projeto básico da estação ABC será de 18 meses para conclusão. Após sua conclusão, o governo definirá os cronogramas de abertura das licitações para o projeto executivo e execução das obras.
A parada deverá desafogar as estações existentes e captar a demanda de novas centralidades. O local deverá atender regiões próximas como a Vila Homero Thon, Parque Industriário, Vila Vilma entre outros.
A Linha 14-Ônix por sua vez deverá ser viabilizada através da concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM. Este trecho tem potencial de atrair 600 mil passageiros por dia ligando Santo André até Guarulhos passando pela zona leste de São Paulo.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/governo-anunciara-nova-estacao-abc-na-linha-10-turquesa-em-santo-andre/
Seja o primeiro a comentar