Monitor Mercantil – O trem-bala CR450, o modelo de trem de alta velocidade mais recentemente projetado na China, poderá operar a velocidades de 400 quilômetros por hora, de acordo com a operadora ferroviária do país.
Um protótipo do trem-bala sairá da linha de montagem ainda este ano, informou a China State Railway Group Co. (China Railway), observando que o projeto de inovação do CR450 está progredindo a todo vapor.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O novo modelo será significativamente mais rápido que os trens de alta velocidade Fuxing CR400 atualmente em serviço, que operam a velocidades de 350 quilômetros por hora.
Em comparação com o CR400, o CR450 é 12% mais leve, consome 20% menos energia e tem um desempenho de frenagem 20% melhor, de acordo com a China Railway.
O projeto de inovação do CR450 também envolve inovação tecnológica em infraestrutura, incluindo ferrovias de alta velocidade, pontes e túneis, informou o grupo.
A China construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo para atender às crescentes demandas da população por viagens convenientes e confortáveis.
A extensão operacional total de sua rede ferroviária de alta velocidade ultrapassou 45 mil quilômetros, com os trens de alta velocidade Fuxing operando em 31 regiões de nível provincial em todo o país. Fim
Fonte: https://monitormercantil.com.br/novo-trem-de-alta-velocidade-da-china-operara-a-400-km-h/
Seja o primeiro a comentar