A Tarde – O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sinalizou, nesta segunda-feira, 15, que a chamada “Expansão Sul” do metrô de Salvador está avançando. Segundo ele, o processo de sondagem na região do Campo Grande deve ser finalizado nos próximos dias, fazendo com que a gestão estadual dê início à elaboração do projeto final da nova estação metroviária.
O Portal A TARDE já havia revelado em março que o governo da Bahia havia contratado uma empresa para a realização da sondagem. A preocupação com a instalação da nova estação no Campo Grande é maior, já que a região central da cidade possui muitos edifícios antigos, fazendo com que o trabalho de perfuração subterrânea seja mais delicado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O trecho entre as estações da Lapa e do Campo Grande, entretanto, já está, em grande parte, construído, devendo o governo do estado perfurar mais um pouco para chegar à Praça 2 de Julho e depois construir um novo rabicho, em direção ao bairro do Canela.
“Nós já temos o que chamam de rabicho. O metrô da Lapa tem um rabicho que chega até o Campo Grande. Então, essa parte já está feita. É só o complemento para que a gente possa chegar até realmente a parte central do Campo Grande”, comentou Jerônimo, ao ser questionado pelo Portal A TARDE.
“Eu imagino que, nesses próximos dias, a sondagem se encerra, para elaborar o projeto e a empresa dar início às obras”, complementou o governador.
A sondagem está sendo realizada pela GS Engenharia e Consultoria Ltda. desde o último mês de dezembro, estudando a possibilidade de implantação da Expansão Sul, com a instalação de uma nova estação no bairro do Campo Grande, logo após a parada já existente na Lapa. A ligação seria feita por trecho subterrâneo — em parte, já existente — por baixo dos Barris e do Politeama.
Segundo um anteprojeto ao qual o Portal A TARDE teve acesso, o local da futura Estação Campo Grande seria entre a Praça 2 de Julho e o Teatro Castro Alves (TCA), com o acesso sendo realizado através de espaço em que havia um tradicional estacionamento público, desativado pela prefeitura de Salvador em outubro de 2023.
A expectativa do Poder Público é que a construção de uma estação do metrô no Campo Grande possa adicionar, no sistema, cerca de 100 mil usuários, conforme revelou o ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.
O governador Jerônimo Rodrigues tem a intenção de publicar a licitação da Expansão Sul ainda no primeiro semestre de 2024. O custo da obra, no momento, é avaliado em R$ 1,41 bilhão. Parte desses recursos devem ser oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Seja o primeiro a comentar