Cenário MT – O Tribunal de Contas da União (TCU) está mediando a negociação de vagões do VLT entre Mato Grosso e Bahia. Esta semana, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, recebeu os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do Mato Grosso (MT), Mauro Mendes (União).
Na ocasião foi realizada mais uma etapa das negociações para viabilizar o acordo para a compra, pelo governo da Bahia, de 40 vagões de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do governo de MT.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os vagões foram adquiridos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos no período de preparação de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Porém, o projeto não foi colocado em prática, ficando o material ocioso.
A Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso) do TCU atua como mediadora do pacto entre os entes, que também envolve os respectivos tribunais de contas estaduais, a procuradoria-geral dos estados, os respectivos Ministérios Públicos de Contas e a fabricante dos veículos.
Este é o primeiro acordo interfederativo que o TCU ajuda a mediar no país. Caso seja concretizado, os trens e trilhos adquiridos serão destinados ao transporte de passageiros em Salvador.
Be the first to comment