Folha de S. Paulo – Um vagão ferroviário produzido nos Estados Unidos foi restaurado no interior de São Paulo depois de um processo que envolveu a colaboração entre duas associações de preservação.
Fabricado pela extinta companhia Pressed Steel, de Pittsburgh, e utilizado no Brasil pela Estrada de Ferro Sorocabana, o vagão de cargas foi recuperado nas oficinas da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), em Campinas.
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Diretor da ABPF, Helio Gazetta Filho disse que a pesquisa para descobrir o número original do vagão e o desenvolvimento dos diagramas para confecção dos adesivos foram feitos pelo jornalista Eric Mantuan, presidente do Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária.
Neste sábado (30), Gazetta Filho apresentou o vagão construído há cerca de sete décadas restaurado e como ficou após ter a sua identificação visual refeita, igual à de quando chegou à Sorocabana.
De acordo com ele, Mantuan conseguiu resgatar dos escombros das oficinas de Sorocaba as fichas dos carros de passageiros e vagões, o que foi vital para permitir a restauração do vagão norte-americano e deixá-lo com suas características originais.
A Pressed Steel foi uma companhia norte-americana de vagões ferroviários fundada em 1899 e que manteve suas atividades até 1956.
Quando chegou às mãos da ABPF, o vagão foi levado para a oficina existente na estação Carlos Gomes, em Campinas, criada justamente para restaurar locomotivas, carros de passageiros e vagões de carga para serem utilizados na rota de 24 quilômetros entre a cidade e Jaguariúna ou para compor o acervo do futuro museu ferroviário da associação.
O vagão foi preparado pela ABPF para rodar o percurso entre as cidades, mas a ideia inicial é que ele seja utilizado somente em ocasiões especiais.
O trajeto entre as duas cidades fazia parte da linha original da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, uma das desbravadoras do interior paulista e que, em 1971, foi uma das empresas que originaram a Fepasa (estatal paulista).
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