Metrô CPTM – A CPTM registrou um aprofundamento no prejuízo operacional durante o ano de 2023 apresentando margem negativa de R$ 851,7 milhões, um aumento de 96% em comparação ao ano anterior.
O balanço financeiro foi divulgado no Relatório Integrado de 2023 onde constam os principais resultados operacionais da companhia.
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O ano de 2023 foi marcado por queda nas receitas e aumento das despesas, o que acentuou de sobremaneira o resultado negativo da estatal. O site compilou os principais dados para apreciação simplificada.
Resultado geral
A receita líquida da estatal teve queda de 5,05% atingindo o valor de R$ 2,2 bilhões em 2023. O valor dos serviços prestados teve um aumento de 4,9% atingindo R$ 2,2 bilhões.
A apertada margem entre receita e custos operacionais resultou em uma pequeno lucro bruto da ordem de R$ 5,3 milhões, o que representa uma queda de impressionantes 97,7% comparado à 2022, quando a empresa registrou R$ 230,6 milhões.
Os custos administrativos subiram 52,6% impulsionados principalmente por derrotas judiciais da CPTM contra ex-funcionários da FEPASA que exigiram equiparação salarial.
O prejuízo do exercício de 2023 teve um aumento de 96,8% comparado com 2022 atingindo a cifra de R$ 851,7 milhões contra R$ 432,7 milhões do período anterior.
Receita
A receita da empresa teve queda generalizada em diversos indicadores. Apesar do aumento do número de passageiros, a receita com transporte metropolitano caiu em 5,4% atingindo R$ 817,4 milhões.
O valor da subvenção econômica também teve queda da ordem de 16,3% que corresponde ao aporte de R$ 805,2 milhões. Os valores de recomposição tarifária e de gratuidades tiveram aumentos, o que aliviou as perdas.
As outras receitas, o que incluem receitas extra-tarifárias, tiveram queda de 10,7% atingindo o valor de R$ 133,3 milhões em 2023.
Custo dos serviços
O custo da operação dos trens metropolitanos no geral aumentou. O custo com pessoal se manteve estável com uma leve queda de 0,3% atingindo R$ 867,2 milhões.
Os maiores aumentos foram em manutenção e materiais. Foram investidos R$ 410,7 milhões com manutenção e 74,6 milhões com materiais que representam aumento de 14,6% e 26,4%, respectivamente.
O valor dos contratos de vigilância se manteve estável com redução de 0,8%, representando investimento de R$ 210,0 milhões.
Conclusão do balanço
Analisando as informações em ambito global é possível ter uma noção diferenciada dos custos da CPTM ao longo de 2023.
A estatal transportou 319,5 milhões de passageiros em 2023 contra 310,9 em 2022, um aumento de 2,7%. As receitas operacionais com o transporte de passageiros subiram em 3,7% atingindo R$ 1,3 bilhão.
O custo geral da CPTM teve aumento de 10,6% em 2023. A empresa teve como somatória total de gastos R$ 3,1 bilhões contra 2,8 bilhões em 2022.
A CPTM recebeu R$ 4,23 por passageiro que transportou. Este valor é inferior ao da tarifa pública vigente na época, que era de R$ 4,40.
O custo do serviço da CPTM por passageiro também subiu. A tarifa real do sistema, ou seja, a tarifa de custeio da operação, seria de R$ 7,03 em 2023. Em 2022 este valor estava em R$ 6,88.
Caso o governo decidisse repassar as perdas financeiras da estatal para a população, o valor devido a cada passageiro em 2023 seria de R$ 2,67. Este valor representa um aumento de 91,5% ante ao desempenho de 2022.
A junção de fatores como queda na arrecadação e aumento das despesas de operação e administrativa gerou um resultado muito abaixo do esperado para a empresa.
Apesar do resultado financeiro negativo, a estatal manteve bom desempenho nas operações, registrando aumento em diversos indicadores de qualidade. Tal aumento foi indicado na última pesquisa de opinião onde houve recorde de aprovação.
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