Poder 360 – O Ministério dos Transportes publicou o edital para contratação da empresa que irá elaborar o projeto de engenharia para a implantação da Ferrovia Transnordestina, no trecho de Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE).
O trecho pernambucano da ferrovia será financiado com recursos da União. A obra está inserida no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem um orçamento de R$ 450 milhões. O prazo de envio de propostas é 20 de maio.
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O trecho terá cerca de 520 km. O segmento será o ponto mais extremo da Transnordestina e tem como objetivo realizar o escoamento da produção até a instalação portuária pernambucana.
Os investimentos nesse trajeto estavam travados e dependiam do aval do TCU (Tribunal de Contas da União). A Corte de Contas analisava inconsistências relacionadas ao contrato de construção e exploração da ferrovia. Entretanto, em 20 de março, o plenário aprovou um acórdão favorável à continuidade de aportes federais na ferrovia.
O segmento havia sido excluído do contrato de concessão no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi reintroduzido pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.
INVESTIMENTO PODE CHEGAR A R$ 2 BILHÕES
A Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, informou que a etapa de elaboração do projeto executivo da obra será possível avaliar o custo real do empreendimento. Estima que o investimento total para conclusão da obra será próximo de R$ 2 bilhões.
“O ministro Renan Filho [Transportes] já anunciou o valor de R$ 450 milhões para o 1º momento. Com o resultado do projeto executivo, temos uma estimativa de que o trecho completo resulte em mais de R$ 2 bilhões de investimentos”, disse o diretor-presidente da Infra S.A, Jorge Bastos.
A publicação do edital também marca uma retomada do governo federal em financiar projetos ferroviários com recursos próprios. É a 1ª vez em 14 anos que a União se dispõe a financiar esse tipo de empreendimento.
A Infra S.A. também estima que uma parte do projeto executivo deverá ser concluído em cerca de 4 meses. Seguindo esse cronograma, a companhia espera que o processo de licitação para construção das obras seja iniciado “o quanto antes”.
No início de abril deste ano, Lula prometeu que as obras da Transnordestina serão finalizadas, no máximo, até o 1º trimestre de 2027.
Os prazos e valores expostos na matéria são todos absolutamente irrealistas.
Esse anúncio de trecho ferroviário de 5220km a ser construído com recursos públicos de apenas R$2 bilhões, com previsão de conclusão em 3 anos é caso de polícia, tipificado como estelionato eleitoral. Coitados dos pernambucanos.