GRU Diário – O governo estadual autorizou a desapropriação de imóveis no centro da capital para a implantação da linha 19 – Celeste, que ligará São Paulo a Guarulhos. O decreto foi publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial. Ao todo serão desapropriados 19 blocos de imóveis em locais ao redor da Avenida 9 de Julho, do Vale do Anhangabaú e do Largo do Paissandu, totalizando cerca de 30 mil metros quadrados.
Em setembro de 2022, o Metrô iniciou a sondagem para as obras da Linha 19-Celeste na avenida Paulo Faccini. Ao todo serão cinco estações subterrâneas em Guarulhos: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia, que conectarão o município à estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha, na Capital.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto prevê que será possível ir do centro de Guarulhos até o Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada das estações do município é de 684 mil passageiros por dia.
O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2025 e que a implantação tenha início em 2024 e seja finalizada até 2030.
Fonte: https://grudiario.com.br/metro-inicia-desapropriacoes-no-centro-de-sp-para-a-linha-19-celeste/
Seja o primeiro a comentar