MídiaMax (MS) – Será realizado um estudo de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em municípios de Mato Grosso do Sul — Três Lagoas, Selvíria e Aparecida do Taboado — para a Ferrovia Eldorado.
A autorização foi divulgada nesta terça-feira (14), por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União). O estudo deve ser guiado por arqueólogos ao longo de quatro meses de análises.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo o texto, o projeto será liderado pelo Lab/MuArq (Laboratório de Pesquisas Arqueológicas, Museu de Arqueologia), da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).
Implantação da nova malha ferroviária já foi aprovada
No dia 10 de abril deste ano, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou projeto da Eldorado Brasil e autorizou a implantação de malha ferroviária da empresa entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, bem como a desapropriação de áreas que forem necessárias na região.
A implantação do projeto é aguardada pela indústria de celulose localizada em Três Lagoas, que deve ser a mais beneficiado com a ferrovia. O objetivo é construir uma malha ferroviária até Aparecida do Taboado para acessar a malha-norte e chegar ao porto de Santos.
Na data de aprovação, o Governo Federal declarou de utilidade pública os bens imóveis localizados na área destinada de implantação do Ramal Ferroviário Eldorado Brasil. A empresa poderá usar de caráter de urgência para desapropriação.
Indústria de celulose investe em ferrovia e contrato será de 99 anos
O pedido de construção de uma malha ferroviária entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado integra os investimentos feitos pela indústria de celulose Eldorado Brasil no modal.
Em 2023, a empresa inaugurou um terminal portuário no porto de Santos e anunciou projeto para construção da linha férrea Três Lagoas ao Porto de Santos, que terá 90 km de extensão e contará com cerca de R$ 900 milhões em recursos privados.
Conforme já adiantado pelo Governo do Estado, em razão dos investimentos para construção do trecho ferroviário serem feitos pela própria companhia, ela passa a enquadrar em lei Governo Federal, que garante 99 anos de contrato.
Seja o primeiro a comentar