A nova edição da Revista Ferroviária está no ar para assinantes. A matéria de capa traz informações exclusivas sobre as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), comandadas pela Vale. Ao todo, 8 mil toneladas de trilhos, 25 mil dormentes de concreto e 10 unidades de AMV’s (aparelhos de mudanças de via) já foram adquiridos para o arranque das obras de superestrutura. A expectativa é que até o final de 2024, pouco mais de um terço da obra esteja pronto.
A Entrevista é com Júlio Freitas, diretor da Unidade Negócio CCR Metrô Bahia, que completa 10 anos de operação no metrô de Salvador. Freitas faz um balanço do período, os aprendizados, os desafios, além das perspectivas com novos projetos de extensão de linha do governo do estado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Expressas, as novas regras para as próximas renovações antecipadas dos contratos de concessão de ferrovias, divulgadas pelo Ministério dos Transporte; o distanciamento da ANTT nas discussões que envolvem ministério e concessionárias para a revisão dos valores de outorga; e a participação da agência no grupo de trabalho dentro do governo que estuda a Ferrogrão.
A reportagem traz as novas aquisições de material rodante por parte das concessionárias, que trouxeram um alívio momentâneo para a indústria. As projeções começam a ficar mais otimistas, embora estejam longe do ideal, dizem fabricantes.
Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda fala sobre os investimentos do Novo PAC Mobilidade e a oportunidade que o governo federal tem em mãos de estimular o aprimoramento da governança sobre os sistemas de transporte nas regiões metropolitanas.
A edição traz também a celebração de 35 anos de parcerias da Winco Comércio Internacional no setor ferroviário. Além da representação de vendas, a empresa passou a funcionar como uma trading, com o objetivo de não só fornecer à ferrovia produtos e soluções técnicas, mas também trazer ao Brasil novas tecnologias utilizadas no exterior.
Em Estudo de Mercado, a frota nacional de vagões, que apresentou leve aumento em função do crescimento do número de unidades próprias das operadoras. A quantidade de vagões de clientes, porém, foi reduzida. Em Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques no Metrô-DF, na Rumo e na ANX Grupo.
Em Suprimentos, a oportunidade de negócio das fabricantes em torno do retrofit de vagões. Na Nota Técnica, o trabalho “Turismo ferroviário: panorama e oportunidades na malha concessionada”, de autoria de Ewerton Henrique de Moraes, consultor externo da Serra Verde Express. Em Artigo, Marcos Kleber Ribeiro Feliz discorre sobre o tema “Operações urbanísticas: viabilização de empreendimentos ferroviários de passageiros no Brasil”.
Em Estatísticas, a movimentação de cargas e de passageiros em janeiro e fevereiro de 2024. Em Arquivo Ferroviário, a foto da locomotiva a vapor Macuca, que atuou na Estrada de Ferro Santa Catarina. Na Foto do Mês, a chegada do aeromóvel para a linha que fará a integração entre a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, e os terminais. No Sumário, a imagem de um trem carregado de vagões double stack, da Brado Logística.
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