Gazeta de São Paulo – A estação do Metrô de Taboão da Serra, na grande São Paulo, além de um marco no Estado também será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região sudoeste da Grande São Paulo.
Na tarde desta segunda-feira (10), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou da assinatura do contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão. A estação será a primeira fora da Capital.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A previsão é que as obras comecem em dezembro deste ano e a estação de Taboão da Serra entre em operação até 2028.
População da região sudoeste da Grande SP
A região sudoeste da grande São Paulo é formada por oito cidades, sendo elas: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista. Juntas, elas somam 1.118.024 milhão de moradores. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2022.
Taboão da Serra concentra uma população de 273.542 mil habitantes, enquanto Embu das Artes, o IBGE aponta que são 250.691 mil moradores. Itapecerica da Serra registra 158.522 mil habitantes.
Cotia conta com uma população de 274.413 mil habitantes e Embu-Guaçu 66.970 mil habitantes. Fechando o ranking de cidades, as menores populações da região ficam em Vargem Grande Paulista (50.415 mil habitantes), Juquitiba com 27.404 mil moradores e São Lourenço com 16.067 habitantes.
Metrô fará parte da linha amarela
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
Seja o primeiro a comentar